Fomento de negócios sustentáveis na Amazônia é pauta defendida pela indústria em evento realizado pela Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fomento de negócios sustentáveis na Amazônia é pauta defendida pela indústria em evento realizado pela Fiemt

19/05/2023 - 14h39
iNSTITUTO
Encontro reuniu representantes de instituições e do Governo
Foto: Lucas Nunes

Apoiar e fomentar o desenvolvimento de negócios na Amazônia com projetos que sigam as regras de sustentabilidade e compliance, permitindo o acesso aos créditos disponíveis, é uma meta defendida pelo Instituto Amazonia+21. A temática fez parte da programação do evento Juntos pela Sustentabilidade, realizado na quinta-feira (18), na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). 

Estiveram presentes representantes de instituições e do Governo do Estado para debater ferramentas que incentivem o fortalecimento do manejo florestal e a neutralização de carbono com inovação. A iniciativa, que faz parte da programação do Mês da Indústria, é uma realização do Instituto Amazônia+21 em parceria com o Núcleo ESG do Sistema Fiemt, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e o Instituto Ação Verde.

Durante a abertura, o diretor do Instituto Amzônia+21, Marcelo Thomé, ressaltou que a entidade faz parte de uma iniciativa empresarial, liderada pelas nove Federações da Indústria da Amazonia Legal, e que visa oferecer estratégia de Blended Finance com assistência técnica e engajamento multistakeholder para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, em um projeto chamado Facility de Investimentos. 

Instituto
Juntos pela Sustentabilidade foi realizado pela Fiemt
Foto: Lucas Nunes

“O objetivo é preparar as empresas que já operam na região a amadurecer na agenda da sustentabilidade para garantir acesso ao mercado e ao crédito”, explicou. Além disso, acrescentou que há uma carência de bons projetos que sigam as regras de sustentabilidade e compliance para acessar os creditados disponíveis.

Para o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, encontros como esse discutem questões que podem travar o mercado. “O tema é muito importante. Mato Grosso tem feito o trabalho de se atentar para o desenvolvimento sustentável há muito tempo. Temos potencial na Região Amazônica que podemos aproveitar em acordo com o meio ambiente”. Ele lembrou que a atuação do Renovabio, para o setor de combustíveis.

A política de Estado leva em consideração a relação entre a eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa, visando, assim, auxiliar na descarbonização da matriz de transportes brasileira, contribuindo ainda para a segurança energética e a previsibilidade do mercado. 

instituto
Diretores do Instituto Amazônia +21 visitaram Inpasa
Foto: Da assessoria

Durante o evento, ainda foi realizado o painel Sustentabilidade com os temas Programa Carbono Neutro MT, com a secretária estadual de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti; o Fortalecimento do Manejo Florestal, com o presidente do Cipem, Rafael Mason; e o Inova CPR (Cédula de Produto Rural), com o diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite.

Visitas

A equipe da diretoria do Instituto Amazonia +21 visitou a Inpasa, localizada no município de Nova Mutum. A empresa, que é maior produtora de etanol de milho da América Latina, com 10% do mercado nacional brasileiro exportando para todos os países da União Europeia e Japão, está presente também em Sinop, no Paraguai (Nova Esperança e São Pedro) e em Dourados, em Mato Grosso do Sul.

Além disso, conheceram o Centro de Sustentabilidade do Sebrae, referência nacional em sustentabilidade para pequenos negócios, e participaram de uma reunião para apresentação do Instituto, com a Lacone Global, Pronatura, Liga do Paraguai,  PCI (Produzir, Conservar e Incluir), Casa Civil e PAGE, programa que reúne cinco agências da ONU.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555