Orquestra Sesi MT realiza concerto didático em escola pública de Rondonópolis - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Orquestra Sesi MT realiza concerto didático em escola pública de Rondonópolis

16/05/2023 - 08h15
concerto didático
Professores da unidade escolar participaram de oficina
de mediação promovida pela equipe do Sesi MT.

A música clássica e a literatura infantil se unem em uma iniciativa cultural do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) que busca proporcionar uma experiência inesquecível para estudantes de uma escola pública em Rondonópolis. O concerto didático da Orquestra Sesi MT, que será realizado na Escola Municipal de Ensino Básico Terezinha Silva de Souza, no bairro Alfredo de Castro, transportará os alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental para o mundo mágico de O Pequeno Príncipe, obra imortal de Antoine de Saint-Exupéry.

A apresentação para a comunidade escolar será na sexta-feira (19) em duas sessões, às 10h e às 14h, e o repertório conta com clássicos como O Pequeno Príncipe, de Hans Zimmer e Richard Harvey; O céu eu vou tocar (filme Valente); Seu destino - Zé da viola (de Toy Story) e Lembre de Mim – canção de ninar (De Vivai – a vida é uma festa). O espetáculo conta parte da história com a encenação do príncipe, da rosa e da raposa.

“Trata-se de um evento musical, com performances inspiradas na atemporal obra de Saint-Exupéry, que vão mexer com a imaginação das crianças”, afirma o maestro Fernando Pereira, destacando que os músicos e participantes do projeto se caracterizam de personagens da história para que a experiência seja ainda mais lúdica para as crianças.

De forma lúdica, Orquestra e equipe do Sesi trabalham obra literária com crianças 

Oficina de mediação

Antes do concerto, professores da unidade escolar receberam a equipe do Sesi MT para a realização da oficina de mediação de leitura, que tem como objetivo de desenvolver ainda mais a prática da leitura na escola e apresentar aos docentes formas de incentivar o hábito de ler e tornar o ambiente literário mais confortável para os estudantes da rede pública de ensino.

concerto didático
Espetáculo conta parte da história com a encenação do
príncipe, da rosa e da raposa. Fotos: Divulgação

“A proposta é para que contem a história integrando ao planejamento, por esse motivo, todas as atividades foram elaboradas com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica a coordenadora de Inovação Social do Sesi MT, Luciana Lima.

Projeto Multiação retorna a Rondonópolis pela 7ª vez; evento ocorre no próximo dia 20

A segunda etapa, ressalta ela, que será realizada entre os dias 15 e 18, é a aplicação em sala de aula dos conhecimentos adquiridos pelos docentes para as crianças, com a contação de história. A equipe recebeu todo o material, bem como as atividades elaboradas para dar sequência às dinâmicas na escola. A ação é finalizada com o concerto. “A finalização se dá com o concerto”, enfatiza.

O projeto é uma ação educacional do Multiação, com realização do Sesi MT e TV Centro América, patrocínio da Bom Futuro e apoio da Rumo.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555