Tecnologia de veículos híbridos e elétricos é tema de palestra promovida pelo Sindirepa-MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Tecnologia de veículos híbridos e elétricos é tema de palestra promovida pelo Sindirepa-MT

24/04/2023 - 10h27
Sindirepa
Palestra debateu mercado de veículos elétricos e híbridos
Foto: Vívian Lessa

A frota de veículos híbridos e elétricos segue em expansão em todo o país. Em oito anos, a quantidade de carros circulando passou de 3,119 para 124,3 mil, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito. Em Mato Grosso, somam 2,579 veículos híbridos e elétricos, representando 2% do total de carros existentes no Brasil e faz com que o estado ocupe a 12ª posição no ranking nacional.

De olho na expansão desse mercado, o Sindicato das Indústrias de Reparação do Estado de Mato Grosso (Sindirepa-MT) realizou, na quinta-feira (20.04), a palestra ‘Veículos híbridos e elétricos’, que foi também transmitido online para as empresas do interior do Estado.

O evento discutiu características dos veículos híbridos e elétricos, tecnologia de funcionamento, bateria, sistemas de recarga, procedimentos de manutenção e regras de segurança.

A palestra contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) e foi ministrada pelo instrutor automotivo José Hilton Silva. “Não existe mais volta, os carros elétricos e híbridos vieram para ficar e a capacitação do mecânico é fundamental para as oficinas que quiserem continuar no mercado”, disse o instrutor.

Para o presidente do Sindirepa-MT, Reny Maltezo, a palestra foi a iniciação do mecânico em relação a forma de trabalhar com os veículos elétricos e híbridos. “A apresentação mostrou como estes tipos de veículos estão a tomar conta do mercado. Os mecânicos puderam conhecer as principais partes do carro, os cuidados na manutenção em relação a segurança e os equipamentos e ferramentas necessárias para o trabalho”, explicou o presidente. 

Texto: Vívian Lessa
(Com informações da Assessoria) 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555