Sistema Fiemt tem programa permanente para identificar e propor soluções para demandas do setor industrial - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sistema Fiemt tem programa permanente para identificar e propor soluções para demandas do setor industrial

06/04/2023 - 10h11
INDUSTRIA
Rota Industrial que alinhará com agendas intersetoriais
Foto: Divulgação

Muito mais do que apenas fazer um diagnóstico do setor, o Rota Industrial, programa de inovação permanente realizado pelo Sistema das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), tem como objetivo propor soluções e delinear estratégias que possam fortalecer a indústria mato-grossense. A pesquisa, que está em fase inicial, é realizada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, sendo, economia e ciências da saúde, responsáveis por levantar as principais demandas do setor industrial, fortalecendo ainda a interação da indústria, do sindicato e do Sistema Fiemt.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, explica que o Rota propõe realizar uma escuta ativa das demandas para promover uma agenda de ações que visam contribuir com o desenvolvimento, inovação e competividade da indústria mato-grossense. “Muito se fala na indústria 4.0, que engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo, mas precisamos entender qual é a situação atual das nossas indústrias para seguir com os novos passos. O programa é muito mais que ouvir o setor, é alinhar estratégias, objetivos que serão de fatos executadas, vamos preparar, ouvir, propor e agir”.

As primeiras entrevistas estão sendo realizadas com representantes do setor de proteína animal, seguido de base florestal. Ao final de seis meses, será realizado um Workshop com apresentação desses resultados. O Rota Industrial que alinhará com agendas intersetoriais (governo estadual, federal, associações, sindicatos, ONGs, as casas que compõe o Sistema S, entre outros) também identificará as necessidades de outros três setores: biocombustível, esmagadora soja e construção civil. 

O programa tem caráter permanente e irá identificar os fatores de competividade das indústrias em Mato Grosso, as estratégias de posicionamento da marca, produto ou serviço adotados pelas indústrias, os desafios da cadeia de suprimentos, as políticas ambientais adotadas pelas indústrias, os principais instrumentos e incentivos de políticas públicas à indústria, entre outros assuntos. 

O responsável pelo programa, gerente Corporativo de Desenvolvimento e Relacionamento Industrial do Sistema Fiemt, Lucas Barros, explica que a expectativa para o final da primeira fase, tendo um de projeto implementado com a interlocução direta entre a indústria, é fortalecer a interação da indústria, sindicatos, governo, ONGs, institutos de apoio aos setores e o Sistema Fiemt. 

PhD em saúde coletiva, Fagner Rojas, que lidera à execução do Rota, acrescenta que os resultados preliminares já demonstram a necessidade da retenção de força de trabalho qualificada principalmente para cargos de liderança. “Estamos aplicando questionários aprofundados com pessoas que atuam no segmento para identificar essas necessidades e alternativas de fomento”. 

Profissionais 

Os profissionais que compõe o projeto do Rota Industrial, mestres e doutores, são bolsistas escolhidos por meio Inova Talentos, programa de iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que visa fomentar projetos de inovação em empresas e capacita jovens talentos por meio de bolsas.

A equipe de pesquisadores é composta pelos PhD em saúde coletiva, Fagner Rojas e Ana Paula Souza; pelo mestre em ciência política, Joais Lima da Cruz; e pelo mestre em economia, Luís Fernando de Oliveira.

A superintendente do IEL MT, Fernanda Campos, comemora a nova iniciativa do Sistema Fiemt, que conseguiu a aprovação do edital do Inova Talentos, tendo a possibilidade de contar com um time profissionais altamente qualificados que vai ajudar a atender as demandas das indústrias de Mato Grosso. 

“Temos bolsistas muito gabaritados atuando especificamente neste programa Rota Industrial, que passaram por um processo seletivo, atendendo todos os requisitos presentes no edital. Com essa dedicação exclusiva, será um programa que trará resultados eficientes e rápidos para nossos setores industriais”, disse a superintendente.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555