Tarifa de energia da indústria de Mato Grosso é reajustada em 7,29% - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Tarifa de energia da indústria de Mato Grosso é reajustada em 7,29%

04/04/2023 - 11h28
Reajuste energia
Novo percentual entra em vigor nesta semana. Foto:
iStock

A partir do próximo sábado (08), as tarifas de energia elétrica para os consumidores industriais de Mato Grosso serão reajustadas em 7,29%. O percentual foi aprovado e divulgado nesta terça-feira (04) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Já para os clientes residenciais, a nova tarifa teve elevação de 8,62%. Com isso, o percentual médio da revisão ficou em 8,81% no estado, quase um por cento a menos do que o previsto inicialmente pela agência que era de 9,36%.  A Revisão Tarifária Periódica da Energisa Mato Grosso foi tema de audiência pública na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no início do mês de fevereiro.

Para o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, apesar do esforço para manter o reajuste abaixo do teto permitido, esse aumento terá impacto nos custos das produção industrial.

"A energia elétrica é um componente essencial nos custos de produção das indústrias e certamente esse aumento terá impacto nas empresas. A redução do custo de energia é uma pauta importante e constante para o Sistema Fiemt, pois tem relação direta com a competitividade. Além de discutir políticas públicas e ações governamentais para a redução, também incentivamos programas de eficiência energética para as empresas", afirmou.

Os valores dos reajustes foram definidos pela Aneel e, entre os componentes da conta que impactaram na revisão, estão os custos para compra de energia e os encargos setoriais, que são as leis aprovadas pelo Congresso Nacional para viabilizar a implantação de políticas públicas no setor elétrico brasileiro.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555