Cerca de 225 empresas de Cuiabá foram qualificadas para exportação pela Apex - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Cerca de 225 empresas de Cuiabá foram qualificadas para exportação pela Apex

15/03/2023 - 16h24
Exportação
Fiemt é a única em MT habilitada para a emissão de
Certificados de Origem
Foto: Divulgação

Nos últimos dois anos, mais de 220 empresas de Cuiabá foram habilitadas para exportação através do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A internacionalização do negócio é uma realidade presente também nas pequenas e médias empresas.

Nesse processo, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), trabalha com parceiros e projetos que auxiliam tanto com importação ou exportação, acelerando os negócios e colocando as empresas do estado no cenário mundial.

Em entrevista para a segunda edição deste ano do Boletim Comex do CIN/Fiemt, a representante regional da Apex Brasil, Cíntia Faleiro, falou sobre as estratégias da instituição em uma tentativa de diversificar a pauta exportadora. Segundo ela, o foco está nas pequenas e médias empresas do Centro-Oeste, de olho nos mercados da América Latina e Caribe.

“O escritório Centro-Oeste da ApexBrasil tem especial atenção às exportações de pequenas e médias empresas da região para que trilhem esse caminho de forma segura. Há algumas frentes de atuação que podem ser exploradas, com foco em cadeias produtivas estratégicas, a exemplo dos segmentos de cosméticos, tecnologia da informação, alimentos e bebidas”, disse.

É preciso ressaltar que o crescimento das exportações tem sido expressivo no  Centro-Oeste, porém com concentração de produtos do agronegócio. Dados da Apex mostram que entre o período de 2012 a 2019, a taxa esteve acima do crescimento do PIB, de forma que as exportações regionais saíram do índice de 10,7% de participação no montante das exportações brasileiras, em 2012, para 16,5% de participação em 2021.

Para a representante da Apex, os empresários que desejam explorar mercados internacionais podem acessar ferramentas de inteligência de mercado, como os perfis exportadores dos estados ou o Mapa de Oportunidades, para identificar os destinos que possam ter mais adesão aos seus produtos e desenharem suas estratégias de entrada.

O supervisor do CIN/Fiemt, Antônio Lorenzi, ressaltou a parceria da Fiemt com a Apex no apoio às indústrias mato-grossenses na internacionalização de seus negócios, desde o estágio inicial até as etapas finais do processo. “O CIN/Fiemt auxilia, por exemplo, na elaboração de pesquisas e diagnósticos para que as empresas possam entender o dinamismo dos mercados e fornecedores internacionais. Além disso, a Fiemt é a única entidade em Mato Grosso habilitada para a emissão de Certificados de Origem preferencial e não preferencial, além de outros documentos para exportação”, concluiu.

Veja o boletim completo

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555