Igualdade de gênero: conheça iniciativas do Senai MT em prol do ODS 5 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Igualdade de gênero: conheça iniciativas do Senai MT em prol do ODS 5

08/03/2023 - 14h44

Trabalhar pelo desenvolvimento sustentável coletivo e atuar para que homens e mulheres sejam tratados da mesma forma, em pleno 2023, ainda é um desafio para diversas organizações ao redor do mundo. Para transformar essa realidade, centenas de países se comprometeram em viabilizar alternativas para que até o ano de 2030, a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e meninas sejam alcançados.  

Esse compromisso faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas mundo. São ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que os cidadãos, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

Para ampliar a participação feminina nas formações profissionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) desempenha atividades como a execução do “Projeto Mulher” em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A ação tem objetivo de contribuir com o avanço da agenda social no estado e oportunizar a capacitação na área de gestão empresarial para mulheres em vulnerabilidade social. 

projeto mulher
As formações do “Projeto Mulher” ocorrem na Fatec

As formações do “Projeto Mulher” são desenvolvidos na Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai MT) e tratam de temas essenciais para o mundo do trabalho, como empreendedorismo, educação financeira e estratégias de marketing digital para negócios. 

Outra iniciativa de fomento à capacitação de mulheres da Fatec Senai MT é a política de bolsas com desconto de 50% em graduações do eixo de tecnologia da informação, em cursos como o de Agrocomputação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de computadores e de Defesa Cibernética. Atualmente estão disponíveis mais de 20 bolsas para interessadas em cursar uma graduação tecnológica. 

Nos cursos ofertados pelo Senai MT neste ano, em todas as modalidades, quase 5.500 mulheres estão matriculadas, o que representa 40% do total de alunos da instituição. Em 2022 foram mais de 18 mil mulheres nos cursos de qualificação, pouco mais de 42% do público total atendido. Na Fatec Senai MT são mais de 450 mulheres em cursos de graduação tecnológica, extensão e pós-graduação, sendo 32% do total de matrículas concluídas. 

mulher industria
Participação das mulheres na indústria cresceu quase 30%
nos últimos 4 anos, mas qualificação ainda é o desafio 

Participação na indústria 

Nas indústrias de Mato Grosso, participação das mulheres cresceu quase 30% nos últimos 4 anos, mas ainda assim são apenas 36 mil trabalhadoras, 21% do total de pessoas contratadas para atuarem no setor de acordo com os dados compilados pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

A maior parte das trabalhadoras com idade entre 18 e 49 anos ocupam cargos como alimentadoras de produção, magarefes e retalhadoras de carne nas indústrias de alimentos e bebidas do estado. Já grande parte das mulheres acima de 50 anos trabalham no setor de serviços gerais das empresas. 

Na avaliação da gerente executiva de Educação Profissional do Senai MT, Jocely Nogueira, a instituição cumpre um importante papel social de oportunizar capacitação para as mulheres mato-grossenses, mas ainda tem muito o que avançar para ampliar a participação do público feminino nos postos de trabalho e em cargos de liderança nas indústrias. 

“Compreendemos como uma instituição de ensino profissional o nosso papel quando oportunizamos a capacitação com foco na inclusão das mulheres por meio do acesso ao conhecimento que conduz ao emprego e a geração de renda. Neste dia em especial que comemoramos o Dia Internacional da Mulher ficamos muito felizes em saber que contribuímos de forma efetiva com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU”, afirma. 

mulher industria
Mulheres são a maioria entre os colaboradores do Sistema  Fiemt
e  ocupam mais da metade dos cargos de liderança

Realidade na instituição 

Entre os mais de 1.200 colaboradores do Sistema Federação das Indústrias (FIEMT), o público feminino é maioria, são 707 trabalhadoras, o que representa 55% dos postos de trabalho, principalmente, em cargos de liderança. Como no caso da superintendente da FIEMT e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Fernanda Campos.  

A administradora possui pós-graduação em pesquisa de mercado e há sete anos iniciou sua trajetória na instituição como assistente administrativa de educação. Em oito meses foi promovida a supervisora e alcançou o cargo máximo como gerente executiva do Instituto. Desde o início de 2023, a profissional está como superintendente das duas instituições. 

"É um desafio que nós mulheres enfrentamos todos os dias: mostrar que somos competentes o suficiente para ocupar cargos de liderança. As mulheres estão se capacitando cada vez mais, vejo que a minha base técnica contribui e muito. Que seja pela técnica, competência e capacidade, a mulher precisa conquistar seu espaço com conhecimento", aponta Fernanda. 

Em relação aos cargos de liderança no Senai MT, as mulheres também ocupam mais da metade das vagas. Ao todo, são 44 mulheres à frente de áreas como Educação, Inovação e Tecnologia, Comercial, Gestão de Projetos e gerentes de unidades operacionais distribuídas em todo o estado de Mato Grosso.

Texto: Amanda Simeone

AMulher

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555