Sesi MT implanta sistema automatizado de gestão de vacinas - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sesi MT implanta sistema automatizado de gestão de vacinas

22/02/2023 - 10h11
vacina influenza
Objetivo principal é gerenciar e monitorar as campanhas de
vacinação humana e gestão da informação. Foto: Divulgação

O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) implantou um sistema automatizado de gestão de vacinas, que possibilita acesso via web e via dispositivos móveis de comunicação. O objetivo principal é gerenciar e monitorar as campanhas de vacinação humana e gestão da informação realizadas pelas equipes de Saúde e Segurança da Indústria (SSI).

A implantação do sistema é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesi, que iniciou os treinamentos para as equipes em novembro do ano passado, e agora as regionais deram início a operacionalização. “Com isso, teremos acesso a todas as informações, desde a comercialização até a aplicação das doses, passando pelo controle de estoque”, explica a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi MT, Gabriela Laurito, ressaltando que até o momento, a operacionalização de campanhas era feita totalmente manual, em planilhas impressas.

Ela destaca que outro diferencial é que o aplicador, ou seja, o profissional de enfermagem que for na indústria fazer a aplicação das vacinas, vai conseguir fazer a confirmação da vacinação de cada trabalhador e dependente por meios de um aplicativo – que funciona tanto on-line quanto no off-line.

“Neste ponto, o sistema é de grande importância para a operação das unidades, inclusive, quando as equipes fizerem atendimento em locais sem acesso à internet. O profissional irá fazer a aplicação, confirmar no aplicativo e quando retornar à unidade do Sesi irá realizar o upload das informações”, finaliza.

O que é possível fazer pelo sistema

  • Monitorar de forma global, o andamento das campanhas;
  • Cadastrar e controlar as informações dos elegíveis para cada campanha, informando pontos de vacinação, nas empresas e clínicas credenciadas;
  • Registrar os procedimentos das campanhas, como adesão e lançamento de doses aplicadas;
  • Emitir diversos tipos de relatórios para gerenciamento, possibilitando o  mapeamento da real dimensão das necessidades da campanha, conforme solicitação do gestor.
influenza
Atualmente, o Sesi é o maior vacinador privado do Brasil
contra o vírus da Influenza. Foto: Divulgação

Vacinas

Atualmente, o Sesi é o maior vacinador privado do Brasil contra o vírus da Influenza e adquire as vacinas de fornecedores autorizados, seguindo as normas e recomendações das autoridades sanitárias - Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A aplicação de vacinas contra a Influenza (gripe) é recomendada para todas as faixas etárias e se dá em uma única dose. O Sesi disponibiliza dois tipos de vacina: trivalente e quadrivalente. A primeira, protege contra três tipos de vírus que causam gripe: H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. Já a quadrivalente protege contra quatro tipos de vírus, sendo duas cepas da linhagem A (H1N1 e H3N2) e duas da linhagem B (Victoria e Yamagata). Em 2022, a instituição realizou a vacinação de mais de 20.000 trabalhadores.

Neste ano, a expectativa é imunizar cerca de 30 mil pessoas em todo o estado. Conheça mais aqui.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555