Indústria de Mato Grosso é a que mais cresceu no Brasil em 2022 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Indústria de Mato Grosso é a que mais cresceu no Brasil em 2022

13/02/2023 - 17h26
industria
Alta se deve a produção de biocombustíveis e alimento
Foto: Divulgação

Na contramão da média nacional e com larga vantagem em relação a outros estados, a produção industrial de Mato Grosso registrou alta de 19,4% em 2022. No mesmo período, a produção nacional teve recuo -0,7%. O crescimento exponencial foi puxado pela agroindústria com destaque para a produção de biocombustíveis e alimentos.

De acordo com o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o bom resultado do fechamento do ano é reflexo de crescimento mensal do setor, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mato Grosso está aproveitando todas as oportunidades de investimento e crescendo acima da média principalmente em função da sua vocação agrícola, com a força da agroindústria”, pontuou o presidente da Fiemt, Silvio Rangel. Segundo ele, o estado tem condições de avançar ainda mais se resolvidos os gargalos tributários e da falta de qualificação profissional.

pim

No topo da lista, o estado de Mato Grosso teve destaque impulsionado pelos setores de produtos alimentícios (carnes bovinas congeladas, frescas ou refrigeradas e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja), que cresceu 17,8%, e de biocombustíveis (álcool etílico), coque e produtos derivados do petróleo com alta de 2,4%.

Demais estados

No acumulado do crescimento industrial em 2022, Mato Grosso (19,4%) é seguido por Rio de Janeiro (4,6%), Amazonas (3,8%), Bahia (2,4%), Goiás (1,4%), Rio Grande do Sul (1,1%) e São Paulo (0,2%).

Liderança

Também foi observado que o saldo da produção do mês de dezembro em relação ao mês de novembro apresentou alta de 5,8%, seguido pelo Amazonas (5,6%). Os dois estados assinalaram os avanços mais acentuados, marcando o segundo mês seguido de crescimento na produção, período em que acumularam ganhos de 8,9% e de 5,8%, respectivamente. 

O resultado é o maior desempenho do Brasil e colocou Mato Grosso junto com outras nove unidades da federação: Amazonas, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará. Na comparação entre os meses de dezembro de 2021 e 2022, Mato Grosso apresentou leve aumento de 1,2%.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555