Fiemt propõe busca de soluções para a falta de trabalhadores em Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt propõe busca de soluções para a falta de trabalhadores em Mato Grosso

09/02/2023 - 11h37
reuniao
Fiemt se reuniu com todas as instituições do setor produtivo
Foto: Vívian Lessa

A falta de trabalhadores aptos para ocupar vagas de emprego nas empresas de Mato Grosso foi tema debatido durante reunião realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na tarde dessa quarta-feira (08.02), com entidades representativas de diversos setores. O estado tem hoje um dos menores índices de desemprego do país, está crescendo economicamente e abrindo mais postos de trabalho e as empresas encontram dificuldades para preencher essas vagas. 

“A Fiemt convidou todas as instituições do setor produtivo de Mato Grosso e também setores públicos para reiniciar esse debate e resolver esse gargalo. Mato Grosso é um dos estados que mais cresce no país, temos muitas oportunidades de emprego, mas não temos pessoas o suficiente ou prontas para o trabalho. É importante trabalharmos com planejamento, no curto, médio ou longo prazo, envolvendo também o Governo do Estado e prefeituras na busca de soluções”, pontuou o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.  

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) copilados pelo Observatório da Indústria da Fiemt mostram que no estado há 71 mil pessoas desocupadas. O gerente do Observatório da Indústria da Fiemt, Pedro Máximo, ressalta que é observado um decréscimo de cerca de 30% na quantidade de desocupados, levando em conta que no início de 2022 somavam 104 mil pessoas. 

“Quando a gente olha para a informalidade é notado uma certa estabilidade. Do total de 1,7 milhão pessoas que estão no mercado de trabalho em Mato Grosso, 643 mil pessoas são de informais. Mato Grosso vive hoje o que chamamos o pleno emprego. Hoje, 3,8% da população está procurando emprego, significa que quem está procurando emprego, não necessariamente está desocupado”, explicou. 

Silvio Rangel destacou que as entidades do Sistema S e também, prefeituras e o Governo de Mato Grosso já têm feito um trabalho capacitar pessoas para novas funções de trabalho, mas que também é preciso uma estratégia para que mais pessoas venham para o estado. “Precisamos de estratégias para atrair mais pessoas de outros luagres para cá,  com comunicação e oferta de habitação, segurança, saúde de qualidade.  Mato Grosso é um estado bom para se viver, terra de oportunidades e precisamos mostrar isso”, afirmou.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555