Atleta cadeirante de Cuiabá conquista o 3º lugar na São Silvestre - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Atleta cadeirante de Cuiabá conquista o 3º lugar na São Silvestre

05/01/2023 - 09h24
DANIEL NA SÃO SILVESTRE
Atleta cadeirante de Cuiabá conquista o 3º lugar da São
Silvestre. / Foto: Reprodução da Internet

Superação e força são palavras que resumem a vitória do paratleta cuiabano, Daniel do Nascimento (27), que conquistou o terceiro lugar na categoria cadeirante da Corrida de São Silvestre em São Paulo, umas das mais importantes da América Latina.

O atleta é colaborador do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), e atua como aprendiz PCD na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Como parte do treinamento, ele participa do Sesi na Pista, projeto voltado para grupo de corrida ofertado gratuitamente pela instituição aos trabalhadores da indústria e público em geral.

Casado e com um filho de 3 anos, ele também conta com o apoio e a torcida da família e dos amigos, construindo uma história de superação, já que é cadeirante desde os 17 anos, quando sofreu uma tentativa de assassinato, sendo alvejado por nove tiros e sobrevivendo por um milagre. Uma das balas atingiu sua medula e tirou os movimentos das pernas, mas isso não o desmotivou a enfrentar os desafios.

O início nas pistas

Bicampeão da Corrida de Reis, prova realizada pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e correalizada pelo Sesi MT, Daniel queria ir mais longe: participar da Corrida de São Silvestre.

“Comecei a correr em 2018 e desde então me aprofundei, cada dia mais, nos conhecimentos sobre corrida. Na época, eu não tinha a cadeira própria para a prova, consegui adquirir em somente em 2019. Em 2020 e 2022, fui campeão da categoria cadeirante da Corrida de Reis, em 2021 não foi realizada a prova por conta da pandemia. E então, comecei a almejar a prova da São Silvestre, mas os gastos seriam muitos e fiquei na dúvida se eu conseguiria ir”, conta.

DANIEL CONQUISTA 3º LUGAR NA SÃO SILVESTRE
Daniel é colaborador do Sesi MT, que é um dos patrocinadores
do atleta. / Foto: Reprodução da Internet

Apoio do Sesi MT

Foi então que o Sesi MT o ajudou a alimentar esse sonho e torná-lo realidade, sendo um dos patrocinadores do atleta, auxiliando no custeamento para transporte e hospedagem, além dos treinamentos ofertado pelo Sesi na Pista.

“Em 2022, tive a oportunidade de poder competir a São Silvestre, uma prova que todos os corredores têm o sonho de participar. Pude realizar esse sonho graças ao apoio de vários patrocinadores, em especial do Sesi MT que me abraçou. Conquistar o terceiro lugar na São Silvestre para mim foi um sonho realizado. Não trouxe o primeiro lugar que era o meu objetivo, mas conquistei o terceiro no pódio. Estou muito feliz e espero continuar fazendo o mesmo trabalho neste ano de 2023”.

Por meio do Sesi na Pista, Daniel recebeu treinamentos com o professor Advan Moraes, que conduz as aulas do projeto. O principal objetivo era aumentar a resistência cardiológica do atleta e prepará-lo para a prova de 15 quilômetros.

“O processo de treinamento com ele consistiu em um trabalho de resistência, porque a São Silvestre é uma prova longa. Até então, a prova mais longa que ele havia feito era de 10 km, por isso, o trabalho inicial foi voltado para aumentar essa resistência cardiológica dele. Outro foco que trabalhamos foi a subida, já que o trecho final da prova tem esse obstáculo. Mas por ser a primeira vez do Daniel na São Silvestre e por ele não conhecer o percurso, foi perfeita a sua participação”, explicou Advan.

Metas

Para este ano, Daniel conta que seu objetivo é ser tricampeão da Corrida de Reis e participar de outras competições, além da São Silvestre novamente.

“Quero participar de outras competições aqui em Mato Grosso e fora do estado. Vou participar agora em janeiro da Corrida de Reis e o objetivo é ser tricampeão da minha categoria. Acredito que vai dar tudo certo e agradeço o apoio dos meus patrocinadores que somam comigo”, finaliza o atleta.

Texto: Luana Daubian | Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555