Indústria brasileira dá exemplo para o mundo em sustentabilidade, diz presidente da Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Indústria brasileira dá exemplo para o mundo em sustentabilidade, diz presidente da Fiemt

16/11/2022 - 08h42
cop

O Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, defendeu que a indústria é parte fundamental no processo de descarbonização e que o Brasil e Mato Grosso já tem exemplos sólidos que servem de modelo para o resto do mundo. Durante evento Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Oliveira afirmou que o país tem como vantagem o potencial para ampliar a capacidade de geração de energia limpa e a competitividade brasileira em termos de produção de alimentos.  

O Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono aconteceu em paralelo à programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP27. O objetivo do evento, promovido em parceria com a Câmara de Comércio Internacional), foi discutir as oportunidades de negócios e de investimentos voltados à descarbonização da economia brasileira. Participaram da abertura o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, e o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira Osmar Chohfi.

O presidente da Fiemt foi mediador do painel sobre transição energética que contou com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e as empresas Raízen, Tetra Pak e Engie. 

“A indústria brasileira está presente na COP porque ela tem exemplos para dar para o mundo. Enquanto os países falam de transição energética, a nossa indústria já uma das mais limpas do mundo e ainda pode oferecer novas soluções para fora", afirmou. 

Segundo o presidente da Fiemt, o Brasil reúne as condições necessárias para ser um dos líderes globais na estratégia que busca a superação dos desafios para a transição para a economia de baixo carbono. Para que consiga elevar ainda mais o percentual de participação de fontes renováveis na matriz energética (que atualmente está em cerca de 45% e é uma das mais limpas do mundo), o país conta com a promissora produção de hidrogênio verde, o desenvolvimento de parques eólicos em alto-mar para produção de energia a partir da força do vento.

Além disso, para Gustavo é primordial o fortalecimento dos programas e incentivos para produção de biocombustíveis. O Brasil foi pioneiro no desenvolvimento e no uso de etanol e biodiesel, provando que é possível combinar a produção de combustíveis renováveis e de alimentos com o respeito ao meio ambiente.

Indústria na COP

A CNI está na COP27 para apresentar a estratégia de sustentabilidade do setor industrial, compartilhar iniciativas do setor produtivo que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir com as discussões para que o Brasil e o mundo avancem em direção a uma economia de baixo carbono. Nesta quarta-feira (16), a realizará no pavilhão da COP o Brazilian Industry Day, para aprofundar o debate acerca dos quatro pilares de sustentabilidade da indústria e apresentação de experiências bem-sucedidas das empresas brasileiras. 

O evento contará com a participação de representantes de indústrias e entidades do setor, que apresentarão experiências bem-sucedidas de ações na agenda climática. Acompanhe ao vivo, diretamente da COP27, pelo YouTube da CNI, a partir das 9h.

Texto: Ana Rosa Fagundes / Presidência Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555