Observatório da Indústria conduz estudo sobre estratégias para desenvolver empregos verdes em MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Observatório da Indústria conduz estudo sobre estratégias para desenvolver empregos verdes em MT

10/11/2022 - 17h04
economia verde
Estudo irá contribuir na elaboração de políticas públicas
para incentivar a economia verde. Foto: Viviane Saggin

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) está conduzindo estudo de viabilidade para implementação de um Observatório do Emprego Verde no estado, que servirá como um norteador para implementação de políticas públicas, estratégias, investimentos e criação de empregos verdes no estado. O levantamento faz parte das ações da Unido - Agência da ONU para Desenvolvimento Industrial / Parceria para Ação em Economia Verde (PAGE) em Mato Grosso.

Para isso, o Observatório da Indústria propõe uma estimativa que contempla os setores considerados verdes baseando-se na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Mato Grosso contava, em 2020, com 4.067 mil estabelecimentos, ou seja, 4 % do total do estado, enquadrados como atividades verdes, com 33.631 empregos, o que representa 4% do total dos postos de trabalho do estado (RAIS,2020).

A associada de projetos da Unido Marcela de Campos Lopes explica que participam da oficina empresários e agentes públicos. “Ao final, teremos opiniões e visões desses dois setores. Teremos levantadas as diferentes soluções para gente conseguir, realmente, mensurar a criação desses empregos, principalmente, no âmbito do programa PAGE, nas áreas quem que ele vem atuando desde 2016, e dentro da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do estado”.

A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), Paula Luciana, lembra que o estado já é reconhecido como uma economia que preserva o meio ambiente e que busca edificar uma agenda que contempla cada vez mais temas ambientais e de impacto social. “Essa discussão é importante para fortalecer o número de empregos verdes. O estudo irá contribuir na elaboração de políticas públicas para incentivar a economia verde e definir estratégias de eficiência de produção, além de promover inclusão social”.

economia verde
Empregos verdes serão fundamentais para construir o novo
modelo de economia sustentável. Foto: Eduardo Cardoso

De acordo com o superintendente da Fiemt, Mauro Santos, empregos verdes serão fundamentais para construir o novo modelo de economia sustentável e, para tanto, é necessário o envolvimento de empresas, instituições e profissionais. “O objetivo desta ação é promover análises sobre meio ambiente, economia, vínculos de emprego em nível estadual e o mapeamento de empregos verdes no mercado de trabalho no estado”,

Para ele, a pauta da indústria verde, processos de produção mais eficientes e utilização de tecnologias limpas, economia de baixo carbono e empregos verdes e decentes devem estar associados à proteção social e ao direito do trabalho, são meios para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso e do Brasil e aumentar a competitividade das empresas nos mercados nacional e internacional. “E por isso, é tão importante iniciativas como essa da Unido e PAGE”, finaliza.

Texto: Viviane Saggin | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555