Evento promovido pela Fiemt e Sindirecicle discute logística reversa no estado - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Evento promovido pela Fiemt e Sindirecicle discute logística reversa no estado

03/11/2022 - 16h26
reciclagem
Projeto de logística reversa tramita da Câmara de Cuiabá
Foto: Divulgação

Discutir a implementação de uma política de logística reversa e buscar desenvolver estratégias conjuntas para dar apoio às indústrias de Mato Grosso na jornada rumo à sustentabilidade são temas que serão discutidos durante o 1º Encontro Logística Reversa de Mato Grosso – Desafios, novas perspectivas e exemplos de sucesso. A iniciativa é promovida pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e pelo Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle), com apoio de parceiros. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

O evento será realizado na segunda-feira (07.11), no auditório da Fiemt, e reunirá cerca de 150 participantes entre empresários dos setores da indústria, comércio e serviços, sindicatos e associados, profissionais do setor, autoridades e integrantes dos Três Poderes, além da sociedade em geral.

A pauta é uma exigência do Plano nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n. 12.305/2010), atualmente regulamentado pelo Decreto n. 10.936/2022 e que está tramitando na Câmara Legislativa de Cuiabá. O projeto deverá ser posto em votação na próxima semana. Quando aprovado, substituirá a atual política de logística reversa do município, sendo considerada como marco para a regulamentação da pauta no estado. Veja a matéria completa.

Rodrigo
Presidente do Sindirecicle apresenta proposta na Câmara
Foto: Vívian Lessa | Fiemt

O presidente do Sindirecicle, Rodrigo Crosara, explica que  na prática, é regulamentar todas as indústrias, comércios, importadoras e distribuidas que colocam seus produtos embalados no mercado. "Esses entes se enquadram na legislação na logistica reversa. Eles são obrigados a comprovar a retirada do mercado de 22% dessas embalagens. A comprovação de logística reversa pode ser feita de várias formas, uma delas é o Crédito de Logística Reversa, semelhante ao já conhecido Crédito de Carbono. Essa lógica visa diminuir residuos que seriam destinados aos aterros sanitários e lixoes, dando uma destinação ambientalmente correta". 

Na programação do evento será realizada a palestra “Desafios e Estratégias para a Implementação Estadual da Logística Reversa das Embalagens em Geral” que será conduzida pelo Promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luciano Loubet. 

Também será discutido o tema “Regulamentação da Logística Reversa em Mato Grosso – SEMA/MT”, ministrado pela secretária adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema MT), Lilian Santos. O promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Carlos Eduardo Silva, abordará a “Logística Reversa e a Responsabilidade Compartilhada na Gestão dos Resíduos Sólidos”.

rodrigo
Convite foi feito pelo vereador Mário Nadaf
Foto: Vívian Lessa |  Fiemt

Na Câmara

O presidente do Sindirecicle, Rodrigo Crosara, representando o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, apresentou a proposta de logística reversa na Câmara de Cuiabá. O projeto deverá ser posto em votação na próxima semana.

Durante sessão plenária realizada nessa quinta-feira (03.11), a pedido do vereador Mario Nadaf (PV), Rodrigo disse aos vereadores a importância da destinação correta dos resíduos que contribui para a sustentabilidade ambiental e gera renda para vários segmentos do estado.

“É importante esse projeto porque foi construído junto aos principais envolvidos no processo. Estando de acordo com o que rege no restante do país”, disse Rodrigo. Mário Nadaf apresentou a tribuna concomitante com o projeto de lei para substituir a atual política de logística reversa do município.

“Com a alteração o vereador procura estabelecer que o sistema de política reversa nao gere ônus para os comerciantes e que seja uma oportunidade a mais para a renda dos catadores de materiais recicláveis. A lei também determina quem fará este serviço e como ocorrerá a coleta e a destinação, dentro da inteligência da logística reversa”, explica o parlamentar.

Confira a Programação:

8h00 – Credenciamento

8h15 – Abertura do evento

8h45 – Palestra 1 | Panorama da Logística Reversa no Brasil e em Mato Grosso (Sr. Fabricio Soler, Felsberg Advogados)

9h15 – Palestra 2 | Verificador Independente dos Créditos de Logística Reversa (Sr. Fernando Bernardes, Diretor de Operações - Central de Custódia de Logística Reversa em Embalagens)

9h45 – Coffee Break

10h – Palestra 3 | Regulamentação da Logística Reversa em Mato Grosso – SEMA/MT (Sra. Lilian Santos, Secretária Adjunta SEMA/MT)

10h30 – Palestra 4 | Desafios e Estratégias para a Implementação Estadual da Logística Reversa das Embalagens em Geral (Sr. Luciano Loubet, Promotor de Justiça MP/MS)

11h – Palestra 5 | Logística Reversa e a Responsabilidade Compartilhada na Gestão dos Resíduos Sólidos (Sr. Carlos Eduardo Silva, Promotor de Justiça MP/MT)

11h30 – Cases de Sucesso: 

- Agroindústria. INPEV e Plastibrás

12h - Abertura para perguntas

12h30 – Encerramento

SUGESTÃO DE PAUTA

1º Encontro Logística Reversa de Mato Grosso – Desafios, novas perspectivas e exemplos de sucesso

Quando? Segunda-feira, 07 de novembro, a partir das 8h

Local: Auditório da Fiemt (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Cuiabá, MT)

Inscrições aqui

Texto: Vívian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555