Senai firma parceria e destina 90 vagas em cursos gratuitos ao Sindirepa - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Senai firma parceria e destina 90 vagas em cursos gratuitos ao Sindirepa

29/08/2022 - 11h54
senai e sindirepa
As aulas vão iniciar em 12 de setembro 

Cerca de 90 vagas em cursos gratuitos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) serão disponibilizadas para o setor automotivo, após a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) reunir com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa) e atentar para a necessidade de atualização de profissionais.

As formações desenvolvidas pelo Senai serão realizadas nas cidades de Cuiabá e Sorriso nas áreas de eletricidade automotiva, metrologia aplicada e diagnóstico em eletroeletrônica veicular.

O segmento automotivo mato-grossense gera 7.135 empregos diretos e contabiliza, de acordo com o Observatório da Indústria, 1.931 instalações, sendo 91,5% composto por microempresas. Cerca de 40% dessas indústrias estão concentradas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Na avaliação do presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, essa é uma atuação estratégica e focada em segmentos industriais. É uma ação que não olha só para empresa, mas sim para o setor e todo encadeamento onde está inserido.

“A ideia é para que o setor possa construir dentro da reconhecida expertise das capacidades do Senai e das necessidades reais dos setores e segmentos econômicos da indústria em Mato Grosso. São soluções para as prioridades das empresas, mas principalmente impulsionadoras de resultados”, reforça.

sindirepa
Para fazer inscrição vá até a sede do sindicato

O avanço da parceria entre as entidades também contribui para a expansão da operação da unidade do Senai Várzea Grande na área automotiva. A cooperação contribui com os profissionais que estão no quadro e auxilia na oferta de formações que a área demanda.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destaca que o setor da reparação automotiva passa por modernização tecnológica que estabelece a necessidade de requalificar os profissionais que já atuam no mercado.

“O motivo pelo qual o Senai está e estará cada vez mais próximo do sindicato é para que possa ser o seu principal parceiro na atualização e na formação de novos profissionais. Precisamos melhorar a capacidade de resolver problemas e ampliar a produtividade nas oficinas automotivas”, pontua.

O presidente do Sindirepa, Reny Maltezo, reforça que a parceria com o Senai é de longa data e que estão estreitando os laços deste relacionamento para desenvolver os profissionais do setor automotivo.ll

“O Senai está desenvolvendo um centro de treinamento automotivo, melhorando a grade de curso na área de manutenção e o Sindirepa deseja contribuir. Hoje nós temos uma carteira de pouco mais de 100 associados, e queremos preparar esse pessoal. O Senai é o nosso suporte para isso”, conclui.

A mobilização para consolidar a parceria faz parte do Sesi Senai Negócios, o novo posicionamento estratégico e comercial criado pela instituição. Vivaldo Matos, assessor executivo para demandas setoriais, é o responsável por essa interlocução com os Sindicatos que compõem a Fiemt.

“O projeto abrange inicialmente o aperfeiçoamento em novas tecnologias para os profissionais que atuam nas oficinas automotivas, mas pode ser ampliado de acordo com a demanda do setor. O Senai trabalha para o aperfeiçoamento da mão de obra que está no mercado de trabalho”, pontua.

As inscrições iniciam nesta segunda-feira (29.08) e podem ser realizadas no Sindirepa por meio do telefone divulgado abaixo. As vagas são ofertadas aos trabalhadores das empresas sindicalizadas e que se encontrem em dia com a contribuição do sindicato. As aulas terão início em 12 de setembro.

Mais informações ligue no telefone (65) 98150-0472.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555