Comitiva da Fiemt faz imersão em processos e boas práticas na Fiec - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Comitiva da Fiemt faz imersão em processos e boas práticas na Fiec

23/08/2022 - 17h30
Visita FIEC
O observatório da Indústria da Fiec é referência no Brasil
Foto: Ana Rosa Fagundes

Os gestores do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) fizeram uma visita de benchmarking à Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), nos dias 22 e 23 de agosto. O objetivo foi conhecer processos, boas práticas e ações de sucesso que podem ser aproveitados nas instituições que fazem parte do Sistema.

A comitiva, composta pelo superintendente da Fiemt e IEL, Mauro Santos, pelo superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, e pelo direito regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Carlos Braguini, foi recepcionada pelo presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

“Ficamos muito felizes em receber o grupo e compartilhar um pouco do que a Fiec tem feito para fortalecer a indústria cearense, promovendo mais desenvolvimento para o estado e criando emprego e renda para o nosso povo. A troca de experiências entre as federações é um momento enriquecedor e nos colocamos à disposição para que vocês possam sair do Ceará conhecendo as nossas melhores práticas, experiências e ações”, declarou Cavalcante.

O observatório da Indústria da Fiec é referência no Brasil, contribuindo com o desenvolvimento da indústria por meio de geração, uso e disseminação de informação e conhecimento especializados. Foram apresentadas para a Fiemt metodologias e trabalhos de relevância já produzidos.

Mauro Santos destacou que a indústria mato-grossense tem enormes desafios de competitividade, como distância geográfica dos mercados, custos adicionais com insumos, dificuldades para acessar mão de obra qualificada, e conhecer as melhores práticas adotadas por outras federações contribui para a melhoria das operações. “Isso colabora para que avancemos, promovamos mudanças estratégicas que elevem os serviços que a gente presta”, apontou o superintendente.

FIEC
Grupo conheceu projetos de ESG, indústria verde e inovação
Foto: Ana Rosa Fagundes

O grupo também conheceu projetos e perspectivas sobre a implantação de indústrias de produção de hidrogênio verde no estado, o núcleo de ESG e o Hub de inovação do IEL.

Alexandre Serafim lembrou que a troca de experiência adianta processos. “São exemplos de novos projetos e de iniciativas que já deram certo e estão consolidados e que podemos nos inspirar e ter outras ideias. Com isso, podemos fazer com que eles aconteçam de forma mais célere, pulando etapas. Essa é uma das características mais importantes do benchmarketing”.

Na terça-feira (23), o grupo visitou ainda o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que abriga a Zona de Processamento Exportação. O objetivo foi analisar o modelo de operação para que a Fiemt possa auxiliar na implantação da ZPE de Cáceres.

Além disso, também foi realizada uma visita ao Sesi e Senai de Maracanaú, que abrigam o Instituto Senai de Tecnologia e o Centro de Inovação em Saúde e Segurança do Trabalho.

O diretor regional do Senai MT, a experiência agrega conhecimento e aprendizado. “São colegas muito experientes e solícitos, que nos apresentaram boas práticas, produtos e serviços que, seguramente, podemos levar para Mato Grosso e implantar rapidamente, para apoiar nossa indústria”.

Também participaram da visita a Gerente do IEL MT, Fernanda Campos, o gerente de Desenvolvimento Industrial, Lucas Barros, o gerente de Economia Pedro Máximo e a assessora institucional da presidência da Fiemt, Ana Rosa Fagundes.

Texto: Viviane Saggin | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555