Multiação registra mais de 5 mil atendimentos no bairro Jardim Liberdade - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Multiação registra mais de 5 mil atendimentos no bairro Jardim Liberdade

20/08/2022 - 16h45
Multiação Jardim Liberdade
Centenas de pessoas foram beneficiadas com serviços gratuitos

Milhares de pessoas foram beneficiadas com serviços gratuitos durante a 75ª edição do Muiltiação, projeto social realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), com apoio de dezenas de parceiros, neste sábado (20), na Creche Filantrópica Nina Zaque, mantida pela Comunidade Seara de Luz, no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá. Ao todo, 5533 atendimentos foram realizados nas áreas de saúde, odontologia, exames preventivos, cidadania, beleza, entre outras.

A dona de casa Edinalva de Souza, 53 anos, e seu esposo, o pedreiro Francisco Soares, 65 anos, foram juntos buscar pelos serviços. Moradores do bairro Residencial Francisca Borba , foi a primeira vez que participaram do evento. Ela procurou atendimento odontológico e ele clínica geral.

“Gostei muito do atendimento. É maravilhosa essa iniciativa, ainda mais aqui na nossa região que dificilmente recebemos esses atendimentos!”, disse a dona de casa. O marido concorda. “Está sendo muito bom para nós recebermos o Multiação. Tem muitas pessoas aqui que não conseguem fazer esses serviços há muito tempo. Eu vou fazer atendimento na tenda de clínica geral. São ótimas oportunidades para nossa comunidade vir aproveitar”, completou.

IEL
IEL ofertou mais de 450 vagas de emprego e 150 de estágio

Nesta semana, comemorou-se o Dia do Estágio, no dia 18 de agosto, e a tenda Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estava a todo vapor com aproximadamente 450 vagas de emprego e com mais de 150 vagas de estágio - uma ação que também faz parte da campanha da instituição, denominada Estágio de Chefe. Uma das pessoas atendidas pelo IEL foi o Rubens Correia, de 46 anos, portador de deficiência física que está cursando o último semestre de administração e em busca de um estágio na área para PCD.

“É muito importante esse serviço do Multiação, porque não é todo mundo que tem acesso à internet para buscar essas vagas e também fazerem o cadastro. E aqui a gente já sai com tudo pronto, na torcida para ser chamado pelas empresas. Além desse serviço, também tive atendimento médico, e essa já é a terceira vez que procuro pelos serviços do Multiação, sempre muito bem atendido, a equipe está sempre disposta a ajudar”, descreveu Rubens.

Trabalho gratificante

Nesta edição, o evento contou com a participação de mais de 450 voluntários, entre profissionais de saúde, educação e instituições diversas, formando um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento social e ajudar na transformação da realidade da sociedade, além de oferecer uma série de serviços.

O diretor da área da saúde do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Jorge Eto, destacou que os serviços oferecidos pelo evento suprem a falta de acesso da comunidade.

Univag
Mais de 450 voluntários se dedicaram ao projeto neste sábado

"A importância do projeto é, primeiramente, atender a comunidade que necessita do serviço de saúde. E a Univag tem um trabalho específico nesta área aqui no Multiação. A nossa equipe vem ajudar a suprir essas demandas que são apresentadas nessas comunidades mais distantes, mais marginalizadas e com dificuldade de acesso ao serviço de saúde. E esse é um momento em que os alunos podem exercitar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico, fazendo com que eles também percebam que a atuação deles precisa ser humanizada”.

E tem também parceiros que estão com o Multiação desde o início, como por exemplo, a Maria das Graças, coordenadora do Programa Educação Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este já é o 8º ano que ela atua no evento.

"Nós do INSS somos parceiros do Multiação já quase do início, é gratificante fazer parte desse projeto magnífico. É uma alegria muito grande, porque a gente traz para a sociedade a educação previdenciária, dialogando sobre os benefícios e orientações, tirando as dúvidas do segurado e fazendo as consultas. E agora que nós não temos mais o atendimento presencial, apenas o digital, é muito importante participarmos dessas ações em que podemos atender diretamente o público, ficar de frente com o cidadão”.

Sobre o projeto

Multiação
Desde sua criação, em 2013, foram realizadas 75 edições

Lançado em 2013, o Multiação é realizado pela Fiemt e RMC, com o apoio de dezenas de parceiros, atendendo bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande, além de municípios do interior do estado. Está é a terceira edição realizada em 2022, sendo uma em Rondonópolis. Ao todo, em 75 edições e quase uma década de atividades, foram realizados cerca de 500 mil atendimentos.

Para o diretor de programação, entretenimento e comunicação da RMC, Ulisses Serotini, o Multiação tem uma enorme responsabilidade social. “Esse projeto se resume a uma palavra: credibilidade! Quando você tem duas instituições sérias que sabem quais são os gargalos, principalmente da área da saúde, acontece isso que a gente está vendo hoje aqui, a união de credibilidade da Fiemt com a Rede Matogrossense de Comunicação. E hoje, se juntando ao Seara de Luz, que também é uma instituição séria, preocupada com as carências sociais que a população tem, estamos cada vez mais concretizando algo tão importante que é o Multiação”.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, ressaltou a importância da parceira desta edição com a Creche Nina Zaque e a Comunidade Seara de Luz. "É uma grande satisfação para o Multiação estar realizando essa edição aqui na Creche Nina Zaque, uma instituição que já ajuda muito toda região do Jardim Liberdade e os bairros ao entorno. É mais do que isso, é o começo de uma parceria com essa instituição séria, que além da Seara de Luz, tem muitas outras obras sociais. A indústria de Mato Grosso vai continuar apoiando alguns projetos que eles têm aqui, mas além disso é uma parceria de longo prazo para que a gente possa ampliar esse bem que a indústria faz para estado”, finalizou.

Confira os parceiros da edição

Multiação

Associação Mato-grossense de Oftalmologia; Águas Cuiabá; Café Brasileiro; Centro de Patologia e Citologia; Clinica Genus; Clínica Oncomed; Comando Geral da PM; Ecoponto Lixo Zero; Energisa; Exército Brasileiro; Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa; Grupo Imagens Medicina Diagnóstica; Hospital Amecor; Hospital Santa Helena; Help Vida; Hemocentro; Instituto Euvaldo Lodi (IEL); INSS; Instituto Ação Verde; Instituto Embelleze; Laboratório Carlos Chagas (Grupo Sabin); Mika Alimentos; Mikitos; MTU;  Podóloga Ivonete Silva; Pró Ótica; Puríssima; Refrigerantes Marajá; Rotary; Sebrae; Senai; Sesi; Sicredi; Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle); Sine; Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP); Titânia Telecom; Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região; TV Centro América; Unic; Unimed; Uniodonto; Univag Medicina e Veterinária Mato Grosso.

Texto: Luana Daubian / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555