15 anos: Instituto Ação Verde apresenta plataformas que auxiliam a gestão e produção sustentável - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

15 anos: Instituto Ação Verde apresenta plataformas que auxiliam a gestão e produção sustentável

19/08/2022 - 17h31
ação verde
Instituto é mantido pela Fiemt, Aprosoja e Sindalcool
Foto:Ascom/Aprosoja MT

Para comemorar 15 anos de atuação, o Instituto Ação Verde apresentou nesta sexta-feira (19.08) as plataformas de regularização, mensuração e gestão de ativos ambientais. O encontro, realizado em Cuiabá, reuniu produtores, empresários, representantes da indústria e profissionais que atuam em áreas de sustentabilidade produtiva.

Os convidados conheceram a atualização do Mapa do CAR (Cadastro Ambiental Rural), a Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso (PNBSAE/MT) e a Inova CPR Verde (Cédula de Produto Rural), ferramentas que buscam facilitar a produção sustentável. 

“Desde sua criação, o Instituto Ação Verde evoluiu consideravelmente, e seguimos com a missão de preservar o meio ambiente promovendo a produção sustentável aliada à tecnologia. Estamos no caminho de fazer esses ativos ambientais virarem negócios, gerarem oportunidade e benefícios para muitas pessoas”, disse o presidente do instituto, Adilson Valera.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), uma das mantenedoras do Instituto, Gustavo de Oliveira, destacou que o conceito da criação do instituto ganha novos rumos. “Não se sabia, há 15 anos, o que hoje se sabe sobre sustentabilidade. Mato Grosso sai mais uma vez na frente dos resultados efetivos que trazem de fato benefícios para a sociedade”.

Conforme ele, as ferramentas atualmente implementadas são exemplos de como as tecnologias aliadas às novas técnicas podem contribuir para esse cenário de produção

AÇÃO VERDE
Foram apresentadas ferramentas que auxiliam gestão 
Foto: Ascom/Aprosoja MT

sustentável. “Mato Grosso tem áreas maiores que muitos países desenvolvidos no mundo e um potencial gigantesco. O instituto existe para apoiar o setor produtivo, governo e toda a sociedade”, pontuou.

Para a gerente de Sustentabilidade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Marlene Lima, os bons frutos colhidos, até então, são resultados da parceria de todos os envolvidos. “Nós precisamos continuar agregando esforços. Não é só industrializar, comercializar e produzir. Somos cobrados por mantermos um modelo sustentável nos negócios”.

Ela destaca que as plataformas apresentadas trazem segurança jurídica, principalmente para o produtor. “O sistema é muito complexo. Cada dia, ele tem um dinamismo gigante e essas ferramentas dão continuidade, serenidade, agilidade e principalmente credibilidade em todo o processo”.

A diretora executiva do Sindicato das Indústrias de Bionergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool MT), Lhais Sparvolli, lembrou que nesse período de evolução do instituto, a produção de etanol de milho teve expansão, ao mesmo tempo em que a produção de etanol de cana-de-açúcar precisou investir em tecnologia para não perder a competitividade. “O setor gera etanol, energia e empregos, além de propiciar um ambiente melhor, investindo na sociedade com mudanças realmente estruturantes”.

INSTITUTO
Mapa do CAR foi uma das plataformas apresentadas 
Foto: Ascom/Aprosoja

Ferramentas

O Mapa do CAR é um sistema de desenho de mapa para cadastro ambiental rural, que oferece diversas bases geográficas e imagens de satélite como referência. A ferramenta busca aprimorar a qualidade dos mapas de propriedades rurais para o Cadastro Ambiental Rural com o objetivo de aumentar o nível de aprovação desses mapas no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema MT).

Instituto Ação Verde: 15 anos promovendo projetos sustentáveis para Mato Grosso

A Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso (PNBSAE/MT) facilita o acesso das empresas aos projetos desenvolvidos para mitigação de mudanças climáticas, fornecendo um serviço que garante transparência, confiabilidade, rastreabilidade e credibilidade para os créditos de carbono transacionados.

Já a Inova CPR é uma plataforma de mensuração e ativos ambientais para emissão de Cédula de Produtor Rural (CPR) Verde. É um sistema desenvolvido para facilitar a negociação dos ativos ambientais da propriedade rural, bem como fazer a gestão dos compromissos assumidos nesse título.

Outras iniciativas

O Instituto Ação Verde é mantido pela Fiemt, Aprosoja e Sindalcool e desenvolve iniciativas como o projeto Verde Novo para recuperação e preservação de matas ciliares e dos principais rios de Mato Grosso, e Educação Verde que propõe ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir consciência, conhecimento e comportamento ambiental.

Texto: Vivian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555