Coagro MT debate crescimento sustentável e financiamento do setor na Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Coagro MT debate crescimento sustentável e financiamento do setor na Fiesp

09/08/2022 - 16h33
Cosag Fiesp
Boas práticas de gestão melhoram o valor de mercado e
torna operação mais sustentável. Foto: Ayrton Vignola

O vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) Silvio Rangel participou nesta semana da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em pauta, crescimento ordenado e sustentável, novas formas de financiamento do setor, política monetária, estabilidade financeira e a adesão aos conceitos de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

Participaram do evento, conduzido pelo presidente do Cosag, Jacyr Costa, o chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Pró-agro do Banco Central do Brasil (Bacen), Cláudio Pacheco, o vice-presidente do Banco Safra, Joaquim Levy, entre outros convidados.

“Ficou claro, durante o debate, que o agronegócio vem demonstrando sua força e presença, mas que é necessário também trazer mais desenvolvimento e tecnologia. Além disso, a questão da sustentabilidade terá cada vez mais lugar nessa discussão”, pontuou Silvio Rangel, que atualmente preside o Coagro/Fiemt e o Sindicato das Indústrias de Bionergia de Mato Grosso (Sindalcool MT).

De acordo com ele, o Brasil, como um dos maiores exportadores de commodities agrícolas, e Mato Grosso, como líder em produção agropecuária, têm a oportunidade promover a transformação do setor e aplicar os critérios de ESG. Contudo, isso só será possível com o desenvolvimento da pauta sustentável e um novo olhar para o meio ambiente e a sociedade.

“O crescimento precisa ocorrer de forma ordenada e sustentável. Neste aspecto, questões de economia verde, como os biocombustíveis e programas com foco no meio ambiente promovem melhoria do sistema como um todo”.

Já Cláudio Pacheco observou que, apesar da crise mundial, as exportações brasileiras do agronegócio continuam crescendo. Na comparação com o PIB, segundo ele, já se observa um descolamento favorável ao setor, que já atingiu a marca de US$ 79 bilhões neste ano.

Em relação ao financiamento, todos os indicadores mostram o aumento da presença e da distribuição de crédito rural. “O Banco Central vem atuando em diversas frentes que visam modernizar o crédito para o agronegócio e a manutenção do apoio ao setor. Exemplo disso é a autorização para o funcionamento dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAgros), o incentivo para a construção de armazéns e a exigibilidade adicional de aplicação em crédito rural”.

Para Joaquim Levy, que também é conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e membro do Conselho Superior de Desenvolvimento Sustentável (Condes) da Fiesp, é um engano pensar que é preciso escolher entre o mundo sustentável e lucro de uma empresa.

Cosag Fiesp Silvio Rangel
Agronegócio tem se tornado cada vez mais intensivo em capital
Foto: Ayrton Vignola

“ESG tem a ver com uma nova forma de fazer negócios, traz impactos positivos como o maior engajamento de colaboradores, valorização da marca e a preferência do consumidor na hora da compra”. O comprometimento com boas práticas de gestão, afirma ele, melhora o valor de mercado ao longo do tempo e proporciona às empresas operação mais sustentável em vários aspectos.

Sobre o mercado de carbono, o ex-ministro da Fazenda disse que o agronegócio brasileiro pode ser carbono neutro. “O mercado de carbono pode ser um instrumento para o pagamento por serviços ambientais e muito importante para uma série de iniciativas. O selo ESG tem valor para o cliente e é aplicável em todas as etapas da produção”, finalizou Levy.

Cosag

O Cosag é um órgão técnico estratégico da Fiesp que tem o intuito de debater, realizar estudos e propor políticas na área do agronegócio, promovendo permanentemente a interação das entidades ligadas ao tema, por meio de reuniões mensais com líderes e representantes do setor.

Coagro 

Fundado em 2020, o conselho atua diretamente ligado à presidência da Fiemt em assuntos relacionados ao desenvolvimento e à competitividade dos diversos setores da agroindústria de Mato Grosso. A iniciativa conta com a participação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e demais parceiros.

Viviane Saggin - Fiemt

Com informações Agência Indusnet Fiesp

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555