Embaixada do Reino Unido visita Fiemt e propõe ampliar negócios com indústrias de MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Embaixada do Reino Unido visita Fiemt e propõe ampliar negócios com indústrias de MT

04/08/2022 - 16h22
VISITA REINO UNIDO
Encontro visa estreitar relacionamentos comerciais
Foto: Vívian Lessa/ Fiemt

“Não tem como falar do Brasil sem citar o crescimento de Mato Grosso, principalmente da indústria”, declarou o diretor comercial da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Martin Mccombe, em visita à Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) na manhã dessa quinta-feira (08).

O encontro foi essencial para estreitar o relacionamento comercial e prospectar novos negócios. A equipe do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemt apresentou dados do perfil econômico do estado e as relações de exportação e importação com os países do Reino Unido.

REINO UNIDO
Fiemt apresentou perfil econômico de Mato Grosso
Foto: Vívian Lessa/ Fiemt

Para Mccombe, visitar Mato Grosso faz parte do planejamento da Embaixada em promover a aproximação no relacionamento comercial com o Brasil. “Estamos há três dias no estado visitando as principais instituições. Estabelecer esse contato com a Fiemt é importante para as nossas relações comerciais”, pontuou.

O superintendente da Fiemt, Mauro Santos, ressaltou que a Inglaterra já um importante parceiro comercial e grande importador de alimentos mato-grossesnse. “Queremos potencializar essas transações comerciais e destacar negócios sustentáveis na área de logística e infraestrutura. Podemos também atrair novos investidores ingleses e promover linhas de financiamentos”, disse.

Dados do CIN mostram que o Reino Unido ocupa o 23º lugar dentre os mercados das exportações mato-grossenses. Nesse ano, foram embarcados US$ 177 milhões, totalizando 318 mil toneladas em produtos. A partir do histórico dessas operações e do perfil das importações inglesas, existe a possibilidade de intensificação ou o abertura de mercado para os seguintes produtos: proteína animal, gelatinas, madeira, farelo e óleo de soja.

Além disso, considerando as importações, Mato Grosso adquiriu 52 mil toneladas, totalizando US$ 15 milhões. A maior parte desse montante é de fertilizantes potássicos, porém, enxergam-se possibilidades para abertura de mercado para a importação de eletrônicos, artefatos de metais, máquinas e aviões.

Participaram também do encontro o gerente de Desenvolvimento Indutrial da Fiemt, Lucas Barros, e a assessora internacional do Governo do Estado, Bruna Moraes.

Texto: Vívian Lessa /Fiemt

Confira o vídeo com o representante da Embaixada do Reino Unido, Martin Mccombe, e o superintendente da Fiemt, Mauro Santos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555