Equipe do Sesi Escola representa MT em torneio de robótica em Manaus - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Equipe do Sesi Escola representa MT em torneio de robótica em Manaus

19/04/2022 - 09h49
xx
Estudantes precisam criar programação e robô que
seja autônomo para fazer as 17 missões 

Com projeto de inovação de um dispositivo para monitoramento do desperdício de grãos no transporte, a equipe de robótica Brother Creators, do Sesi Mato Grosso, representa o estado na etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que retoma seu formato presencial, nos dias 22 e 23 de abril, em Manaus. Ao todo, participam 20 equipes dos estados do Amazonas, Roraima, Tocantins, Acre, além de Mato Grosso.

A nova temporada está focada no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e logística. Batizada de Cargo Connect, ela desafia jovens a repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte. Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e colocam eles para completar missões.

Composta pelos alunos Henrique Arantes e Juliana Silva, ambos de 16 anos e do 2º ano, Natally Candido, 15 anos, do 9º ano, e Marina Kleim Leite, 12 anos, do 7º ano, a equipe terá que apresentar as áreas de Core Values - que são os valores, habilidades adquiridas na robótica, trabalho em equipe e muita diversão.

Na parte Design de Robô e programação, explica o técnico Carlos Juliani, os estudantes precisam criar programação e robô que seja autônomo para fazer as 17 missões na mesa com o tempo de 2m e 30s, apresentação da área do robô e projeto de inovação. “Para isso, eles utilizam sensores ultrassônicos, umidade, temperatura integrado com Arduino e programação em linguagem C, com uma tecnologia de baixo custo e fácil utilização”.

De acordo com ele, a solução indicará quando o nível da carga no transporte tiver muita variação, acionando assim um alerta para empresa. “A partir daí, a empresa fará o monitoramento de forma mais assertiva, identificando quais veículos necessitam de uma melhor manutenção e ajustes para mitigar as perdas no transporte. Além do monitoramento das perdas de grãos a solução visa melhorar a gestão e a qualidade dos grãos que são transportados pelas rodovias do Brasil”, enfatiza.

xx
Nova temporada da FLL está focada no desenvolvimento
de projetos ligados ao transporte e logística

Desafios

Henrique Arantes é o integrante mais antigo da equipe, há sete frequenta as aulas e treinos de robótica e já participou de quatro temporadas do torneio viajando pelo país, está ansioso pela competição, após duas temporadas em formato on-line. “Estamos nos empenhando para alcançarmos um bom resultado e quem sabe conquistar uma vaga para a etapa nacional”, aponta o jovem, destacando que esta é a sua última participação e que levará muitos ensinamentos para a vida.

Já Marina Kleim, que está em sua segunda participação na FLL com a equipe Brother Creators, estreia na competição em formato presencial. “A expectativa está bem alta porque vou viajar pela primeira vez e também com pouco de ansiedade, mas acreditamos que vai dar tudo certo”.

A Brother Creators foi criada em 2019 com a união das duas unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande, tornando a equipe principal de Mato Grosso.

Equipe já participou do Festival de Robótica Nacional que aconteceu Bienal Internacional de Arte de São Paulo e ganhou uma vaga para Internacional no ano de 2020. Caso saia vencedora da etapa Manaus, a equipe segue para a nacional, que ocorre nos dias 26 e 27 de maio, na Bienal, em São Paulo. A próxima fase é a internacional com competições no Rio de Janeiro.

Texto e fotos: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555