Sesi Mato Grosso inaugura nova sede da unidade de Saúde e Segurança de Cuiabá - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sesi Mato Grosso inaugura nova sede da unidade de Saúde e Segurança de Cuiabá

24/09/2021 - 15h59
Unidade atende indústiras e trabalhadores de Cuiabá e 
outros 48 municípios da Baixada Cuiabana com
serviços de saúde, segurança e a promoção da saúde

O Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso inaugurou a nova sede do Sesi Segurança Cuiabá na sexta-feira (24). Instalada na Rua Caetano Santana, 303, lateral do Senai Cuiabá, no Porto, a unidade conta com mais espaço e conforto para atender indústrias e trabalhadores da Capital e outros 48 municípios da Baixada Cuiabana, com serviços de saúde, segurança e promoção da saúde.

Com mais de 700 indústrias em sua jurisdição, a unidade oferta programas legais, assessorias e consultorias, cursos em Normas Regulamentadoras (NR´s), exames ocupacionais, laudos técnicos, vacinação, análise ergonômica do trabalho (AET), avaliação de saúde e segurança do trabalhador da indústria (ASSTI), programas Sesi Viva Bem e de prevenção à Covid-19, promoção da saúde física, mental saúde, alimentar e nutricional, entre outros.

Apenas em vacinação contra a Influenza (H1N1), já atendeu mais de 12 mil trabalhadores e faz o monitoramento de 20 mil industriários dentro dos programas legais, tanto de saúde, quanto de segurança.

Na cerimônia de inauguração, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e diretor do Sesi MT, Gustavo de Oliveira, destacou que em momento de pós-pandemia, todo cidadão está muito preocupado com a saúde e com o viver bem. “Sendo assim, essa unidade ganha ainda mais importância, já que tem estratégias integradas para promover a segurança no ambiente de trabalho e a saúde coletiva e individual dos trabalhadores”.

Apenas em vacinação contra a Influenza (H1N1), o Sesi
Ciuabá já atendeu mais de 12 mil trabalhadores

Segundo ele, com uma ambiência melhor, o Sesi Cuiabá está integrado à maior unidade do Senai Mato Grosso, com isso, “o local permitirá a realização de eventos, estratégias integradas para o estado inteiro, de onde pode sair muitos programas para auxiliar a todas as indústrias que precisam de mais produtividade, menos absenteísmo, mais segurança e, principalmente, da parceria do Sesi para evoluir com seu desenvolvimento”.

Para a superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, o propósito da instituição é transformar vidas para uma indústria mais competitiva. “Esse espaço está estruturado no tamanho exato para atendimento a toda jurisdição que essa unidade tem como responsabilidade. Equipe está treinada, portfólio revisto e estamos prontos para atender melhor a indústria, cada vez mais”.

Presente no evento, o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, lembrou que o Sesi é um dos maiores provedores de soluções na área de educação e de saúde do trabalhador, e que a inauguração de uma unidade de atendimento é sempre um motivo de comemoração.

“Hoje estou revisitando uma instituição na qual atuei muito tempo, e vejo que só melhorou, de lá para cá, a competência da instituição no que diz respeito à assistência ao trabalhador da indústria e é isso que faz com que o Sesi e o Senai Mato Grosso sejam um dos melhores do país”.

O secretário falou ainda sobre a relevante contribuição das instituições nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. “No momento em que não tínhamos experiência e conhecimento do tamanho do desafio que chegava à nossa porta, quando o país e o mundo se colapsaram na oferta de equipamentos de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de atendimento às pessoas que foram afetadas pela Covid-19, a Fiemt, e de álcool 70%, a Fiemt, o Sesi e o Senai proveram soluções que permitiram vencermos esses desafios”.

A inauguração contou ainda com a presença do vice-presidente do Sistema Fiemt e presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), Silvio Rangel, do ex-presidente e conselheiro emérito da Fiemt Carlos Antônio de Borges Garcia (Catonho), do diretor presidente da Energisa, Riberto Barbanera, da coordenadora regional do Movimento Unidos pela Vacina, Gabriela Dierings, diretores da Fiemt e presidentes de diversos sindicatos, além de gerentes e coordenadores do Sesi e do Senai, entre outros.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555