Após reabertura, Senai Cáceres oferta cursos de qualificação e aperfeiçoamento em parceria com prefeitura - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Após reabertura, Senai Cáceres oferta cursos de qualificação e aperfeiçoamento em parceria com prefeitura

01/09/2021 - 17h07
Evento de reabertura contou com autoridades e
representantes de sindicatos da região

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai) em Cáceres reabriu as portas na quarta-feira (01/09), após 15 meses. Durante cerimônia, que reuniu autoridades e sindicatos das indústrias locais, a instituição anunciou a abertura de inscrições para cinco cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, em parceria com a prefeitura municipal.  

Representando a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, o gerente de infraestrutura do Sesi e Senai MT, Nilson Silva, destacou que a retomada das atividades foi um projeto construído a muitas mãos, entre o Sistema da Federação das Indústrias (Fiemt), sob o comando do presidente, Gustavo de Oliveira, diretoria do Senai, prefeitura e sindicatos.

“O trabalho do Senai é mudar a vida das pessoas, por meio de qualificação, de aperfeiçoamento, e geração de emprego e renda. Por isso, este é um momento muito gratificante. A partir de agora, daremos continuidade a esta importante missão de qualificar profissionais para o mercado de trabalho no município”, ressaltou Nilson, agradecendo o apoio de todos os parceiros.

A prefeita Eliene Liberato ressaltou a importância do papel que o Senai exerce em relação à parceria, qualificação, tanto para Cáceres quanto para a região. “Se dependesse de mim não teria fechado, mas estamos felizes, e tenho certeza que teremos demandas tanto de Cáceres, que já consolidamos uma parceria através deste convênio, como também das prefeituras da região”.

Parceria entre Senai e prefeitura contempla mil vagas
para diversos cursos, totalmente gratuitos

O presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimec-Sudoeste), Massao Koga, o mercado está carente de mão de obra, com a saída de profissionais que se aposentam ou deixam a cidade. “Como fazer para preencher esses espaços? A saída é treinar jovens, qualificar por meio do Senai, capacitá-los e colocá-los na produção. O único jeito de adquirir mais técnicos”.

Para os jovens, ele afirma: “Não tenham medo, podem vir que o espaço está aberto. Nós precisamos de vocês para começar. Venham aprender, se desenvolver e trabalhar. Se não tiver jovem, não temos futuro”, declarou o empresário que há mais de 30 anos atua no ramo de engenharia mecânica.

O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-Sudoeste), José Providência, reforçou que o sentimento é de gratidão. “Teremos maior qualificação de mão de obra. Quem ganha com isso são os munícipes”.

Em vídeo exibido durante a solenidade, Gustavo Oliveira apresentou o novo gerente da unidade, Thiago Holz, transferido do Senai Nova Mutum.

Convênio

A parceria entre Senai e prefeitura contempla mil vagas para diversos cursos, totalmente gratuitos. Nesta primeira fase, a oferta é para os cursos de eletricista de redes de distribuição de energia elétrica; agente de informações turísticas; cozinheiro industrial; padeiro; e salgadeiro – incluindo técnicas de empreendedorismo. Ao todo, estão disponíveis 100 vagas

Podem se inscrever adolescentes, mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de profissionais empreendedores que estão em busca de qualificação para a geração de renda, visando o ingresso no mercado de trabalho e a inclusão social. A previsão para início destes cursos é dia oito de setembro.

Interessados podem procurar, a partir desta quinta-feira (02), a unidade do Senai, na Rua Cel. Ponce, 637 – Centro. Mais informações: 3223-4033.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555