Comunicado | Diretoria da CNI terá mandato prorrogado por um ano - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Comunicado | Diretoria da CNI terá mandato prorrogado por um ano

26/05/2021 - 10h13

Prezado industrial,

O Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) decidiu nesta terça-feira (25), em primeira votação, prorrogar o mandato da atual diretoria da entidade por um ano. Foi uma decisão debatida profundamente e que teve a aprovação da maioria das federações de indústrias dos estados – das 26 federações votantes, 23 foram a favor, duas contrárias e uma se absteve.

O mandato da atual diretoria se encerraria em 2022. A prorrogação até 2023 se deve em grande parte aos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a economia, que afetou fortemente o setor e todas as entidades do Sistema Indústria. Esse panorama requer foco total das federações nas medidas de combate à pandemia e no apoio às indústrias para a retomada do crescimento econômico, geração de emprego e renda.

Portanto, o Conselho entendeu que o momento não seria adequado para iniciar um processo eleitoral – especialmente levando em conta a conjuntura política geral do país, já que o ano de 2022 será marcado pelas eleições governamentais estaduais e federal. Esta extensão do mandato permitirá que as próximas eleições de diretoria da CNI passem a acontecer em anos sem eleições gerais no país, o que reduz a possibilidade de interferência de um clima político nacional em um assunto interno da representação industrial.

O voto da Fiemt foi favorável à prorrogação por um ano do mandato na CNI, após abertura de consulta aos membros do Conselho de Representantes e líderes empresariais de Mato Grosso que, ouvidos democraticamente, deliberaram pelo apoio ao voto favorável. A prorrogação do mandato ainda vai passar por uma segunda votação.

É essencial esclarecer que a decisão da CNI não se estende às federações de indústrias nos Estados. Cada federação possui seu próprio Conselho de Representantes, cujas deliberações são autônomas, independentes e soberanas. Hoje, nosso Estatuto Social prevê mandatos de quatro anos, sem possibilidade de reeleição para os cargos de Presidente, 1º Diretor Secretário e 1º Diretor Financeiro.

Manteremos a todos informados acerca dessa questão.

Cordialmente,

Gustavo de Oliveira

Presidente do Sistema Fiemt

Cuiabá, 26/05/2021