Inscrições abertas para processo seletivo do curso técnico em Eletromecânica - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Inscrições abertas para processo seletivo do curso técnico em Eletromecânica

23/10/2020 - 08h54

Estão abertas as inscrições até o dia 25 de outubro para o processo seletivo do curso técnico em Eletromecânica. São destinadas 40 vagas a maiores de 20 anos e que concluíram o Ensino Médio e desejam aprender uma profissão. A ação faz parte do Programa de Qualificação Profissional, uma iniciativa da Nexa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). O curso é gratuito e tem carga horária de 1.540 horas, com início das aulas programadas para janeiro de 2021. Composto por aulas teóricas e práticas, a modalidade é presencial, a ser realizada no Centro de Formação Profissional, em Aripuanã, das 18h às 22h.

Ao final do Programa, todos os participantes que cumprirem com a carga horária e atividades previstas, receberão um certificado emitido pelo Senai MT, que é válido em todo território nacional. Uma das metas da empresa é a valorização da mão de obra feminina nos seus empreendimentos e tem como meta 50% de profissionais femininas na futura operação do Projeto Aripuanã. Assim como em outras edições do Programa de Qualificação, a expectativa é atingir o maior número de mulheres, uma demonstração clara do interesse delas por espaço no mercado de trabalho também na indústria mineral.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Projeto Aripuanã, Silvia Regina Ferreira, o programa é uma das ações que a Nexa tem desempenhado na região para incentivar a formação de mão de obra em múltiplas áreas. "A Nexa tem a preocupação de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua. Essa é uma característica da empresa. Mais do que um certificado, o curso técnico profissionalizante eleva as chances para inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho, uma vez que possui reconhecimento nacional”, avalia.

A diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, ressalta o quanto a iniciativa visa desenvolver a região. “A indústria desempenha um papel propulsor para o crescimento e transformação do local onde se instala. Dessa forma, ofertamos cursos de qualificação profissional aderentes às novas necessidades. Assim, contribuímos com a formação profissional, tornando-os aptos a conquistarem melhores postos de trabalho, com melhores salários e, consequentemente, aumentando a renda familiar. Uma ação que beneficia a todos”, afirma.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 13 a 25 de outubro de 2020 e poderão ser feitas online, no site do Senai MT www.senaimt.ind.br. Também poderão ser realizadas de forma presencial no Senai Aripuanã, localizado na Escola Estadual Elídio Murcelli Filho. Os candidatos que desejarem atendimento presencial deverão realizar prévio agendamento, através do telefone (66) 3565-1440 ou pelo WhatsApp (66) 98101-9175. Outro ponto de apoio das inscrições é nas comunidades rurais. Em Conselvan, na Escola Municipal José Ary da Costa; e na Cidade Morena, na Escola Municipal Tiradentes.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto por quatro etapas, sendo que a primeira fase consiste na inscrição conforme os pré-requisitos contidos no Edital. A segunda fase é composta por prova objetiva e avaliação socioemocional e terá caráter classificatório. A prova objetiva de seleção será realizada entre os dias 03 a 07 de Novembro, na sede do Senai Aripuanã, composta por 20 questões de múltipla escolha. Em seguida, serão realizadas entrevistas com 80 finalistas das etapas anteriores, que serão avaliados pela Comissão de Seleção, composta por representantes da Nexa e do Senai MT.

Por fim, a última etapa com a divulgação do resultado final e convocação para matrícula para os candidatos aprovados. O Edital prevê ainda o cadastro reserva de 40 vagas, que poderão ser requisitadas, em casos de evasão escolar, por exemplo. O resultado do processo de avaliação será dado pelo resultado da prova objetiva (50 pontos) e entrevista de seleção (50 pontos). O participante deverá consultar a área do candidato, no site www.senaimt.ind.br, para acompanhamento do resultado das fases do processo seletivo.

Por: Assessoria de Comunicação Nexa | Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555