Senai MT e Hospital Julio Muller vão realizar testes moleculares para Covid-19 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Senai MT e Hospital Julio Muller vão realizar testes moleculares para Covid-19

03/08/2020 - 15h58
Foto: Taís Ueta
Foto: Taís Ueta

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Hospital Universitário Julio Muller (HUJM-UFMT/Ebserh) vão realizar testes de RT – PCR para os trabalhadores da indústria do estado. A iniciativa, que contará com o Instituto Senai de Tecnologia e o Serviço Social da Indústria (Sesi MT), é mais uma ação das instituições no combate à pandemia. A assinatura da cooperação ocorreu na última quinta-feira (30/07), em Cuiabá.

Os testes moleculares, como também são conhecidos, são considerados padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19. O exame é feito após a coleta da secreção da mucosa nasal ou da garganta, que será realizada pelo Sesi MT, o que permite identificar o material genético do vírus. A parceria inovadora com a comunidade acadêmica prevê a realização inicial de 10 mil testes aos industriários mato-grossenses.

“É com entusiasmo que firmamos essa parceria. É uma soma de esforços, conhecimento, experiências e as duas instituições se unem com um único propósito de contribuir para que possamos levar soluções para todos, seja para a indústria, seja para a sociedade. Através desse ato, vamos realizar uma ação mais assertiva, otimizando recursos e esforços”, disse a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.

A análise será realizada pelo HUJM, que possui a expertise de um corpo técnico formado por cientistas e doutores. “Para nós também é algo inovador e estamos com uma expectativa positiva que será uma parceria muito interessante, inclusive por envolver a pesquisa. Vamos aproveitar essa grande ação para fazer a análises dos dados coletados, juntamente com as amostras. Não será simplesmente fazer só as amostras, mas ter essa avaliação completa”, destacou a superintendente do HUJM, Elisabeth Aparecida Mendonça.

A diretora ressaltou que o Senai MT possui a capilaridade de operar nos 141 municípios mato-grossenses: “Onde houver demanda, o Sesi coletará as amostras e o Senai, juntamente com o Hospital Julio Muller, dará continuidade ao desenvolvimento da proposta. Essa soma de esforços contribui para a construção de espaços melhores com o fortalecimento da nossa indústria e com a saúde dos trabalhadores”.

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso integra a Rede Senai de Biologia Molecular. Além de Mato Grosso, a rede é composta pelos institutos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo é contribuir, no médio e longo prazo, com o desenvolvimento de novos produtos e processos relacionados à biotecnologia aplicadas nos mais distintos segmentos industriais e, assim, fortalecer a bioeconomia.

“Como todo projeto, esse também requer um bom planejamento. E todas as necessidades já foram identificadas e dependemos, a partir de agora, de aquisições dos insumos. Há um tempo para isso, por se tratar de materiais específicos, mas a nossa previsão orçamentária está garantida para que a operação ocorra”, garantiu Lélia.

Foto: Taís Ueta

Participaram da reunião o gerente de Atenção à Saúde, Cassiano Falleiros, a gerente de Ensino e Pesquisa, Mara Ribeiro, a chefe do setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Rosane Hahn, além do gerente de Tecnologia e Inovação Sesi e Senai, Valdir Souza, e a gerente do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso, Layla Teixeira.

Outras ações – O Senai MT também já produziu quase 3 milhões de máscaras para os profissionais de saúde do estado. A ação, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, prevê a fabricação de 5 milhões de unidades. Para auxiliar na proteção dos profissionais de saúde e segurança, estão sendo produzidas face shields (protetor de acetato), além de cápsulas de oxigenação para hospitais. Por meio de uma rede de parcerias, a instituição realizou ainda a manutenção de respiradores mecânicos de hospitais públicos de todo o estado, equipamento essencial para pacientes internados com a doença.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555