Saúde: Alimentação das crianças durante a quarentena requer atenção - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Saúde: Alimentação das crianças durante a quarentena requer atenção

22/07/2020 - 10h10


Com o isolamento social e o fechamento de escolas, medidas tomadas para o combate à epidemia do coronavírus, as crianças e adolescentes estão em casa. Para as famílias foi preciso se adaptar a uma nova rotina e um dos pontos relevantes dessa nova reestruturação é a alimentação.

A psicóloga Angélica Corrêa, mãe de trigêmeos, sabe bem o que é isso. Maria Emilia e Lorenzo Corrêa Calabria, de 8 anos, estão no 3º ano do Ensino Fundamental no Sesi Escola Cuiabá, e Ana Luíza Corrêa Calabria, frequenta a Escola Municipal Profa. Elza Luiza Esteves - ambas as unidades escolares estão com as aulas suspensas há cerca de três meses e a família precisou promover algumas mudanças.

Para a mãe, um dos pontos positivos foi poder acompanhar mais de perto e conseguir retirar da dieta produtos processados, já que sem o monitoramento dela havia concessões de outros cuidadores.

“Como aderi ao teletrabalho por 35 dias no início da pandemia, consegui retirar doces como creme de avelã, biscoitos e salgadinhos de milho, por exemplo. Introduzi mais frutas, entre as aulas online, e acompanhei mais de perto a escolha do cardápio, reforçando a variedade de alimentos, que não comiam, pois alegavam não gostar”, conta Angélica, ressaltando que as crianças já mantinham uma rotina, apenas foi preciso fazer adaptações e promover uma regularidade.

A nutricionista do Sesi Mato Grosso, Roberta Sanches, concorda e reforça que o importante é estabelecer e respeitar os horários da alimentação. “Deve haver hora para o café da manhã, almoço e jantar e, de acordo com o dia a dia, oferecer pequenos lanches nos intervalos e muita água”.

A especialista aponta ainda que a rotina faz com que não haja exageros e descontrole - que contribui para o ganho de peso que gera outras complicações na saúde da criança. Além disso, quando as aulas retornarem é preciso que as regras continuem.

Alimento e diversão

É importante dar a alimentação o espaço que ela merece. Sentar à mesa e mastigar bem os alimentos faz parte do processo de uma boa alimentação. “O uso de TV, tablets e celulares nesse momento desconcentram e pode haver exagero no consumo ou até mesmo a falta de apetite”, alerta Roberta.

Outro fator que pode tornar um momento da refeição mais atraente para as crianças é envolvê-las no processo, fazendo com que ajudem a preparar uma salada ou colocando a mesa.

Na casa dos trigêmeos a prática já é adotada há muito temp. “Eles ajudam separar e preparar os alimentos, fazer bolos, preparam seu próprio sanduíche, ovo mexido e o leite – tomando os cuidados devidos com facas e fogão”, informa Angélica.

A nutricionista Roberta complementa dizendo que vale manter também uma programação com receitas especiais para agradar o paladar das crianças, como um hambúrguer saudável. “Preparar a própria comida é um incentivo para elas provarem pratos diferentes”.

Hábitos saudáveis

Cada faixa etária possui suas necessidades, um profissional nutricionista poderá ajudar nesse plano alimentar individualizado.

“Nem sempre comer muito ou pouco demais e sinal de saúde. Precisamos das quantidades certas e dos nutrientes equilibrados”, ressalta Roberta.

Os pais também precisam ter hábitos saudáveis – crianças se espelham nos adultos. Os pais são os atores principais, e precisam dar o exemplo, bem como fazer as escolhas corretas nas compras. Se não comprar e não ter em casa, não será consumido.

Confira outras dicas da nutricionista para o manuseio e preparo dos alimentos

Controlar a ansiedade

Nesse período da reclusão e de ansiedade é comum o aumento no consumo de alimentos concentrados em açúcar, sódio e conservantes pelas crianças. Dessa forma, é importante realizar trocas saudáveis e auxiliar com atividades diferenciadas o controle da ansiedade.

“Em casa, percebo que eles sentem vontade de comer, mesmo sem fome. Quando estou presente procuro entender se é fome ou vontade de comer e, assim, tento deixá-los mais conscientes do que é fome ou tédio mesmo”, diz a mãe dos trigêmeos.

A nutricionista do Sesi finaliza dizendo que, no caso dos lanches, uma dica é oferecer sucos naturais, bolos caseiros, frutas picadas acessíveis, iogurtes naturais com frutas. “Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo e mente”.

Confira as dicas e receitas saudáveis do Sesi e da Cozinha Brasil Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555