CoronaDados: Sesi lança ferramenta gratuita para monitorar saúde nas indústrias - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

CoronaDados: Sesi lança ferramenta gratuita para monitorar saúde nas indústrias

17/07/2020 - 17h31
Foto: CEBIC/Reprodução

Indústrias de Mato Grosso passam a contar com um pacote de ações para auxiliar na luta contra o novo coronavírus. A primeira fase do programa conta com a plataforma gratuita, 100% digital, chamada CoronaDados – Monitorar para salvar vidas. O empresário poderá cadastrar todos seus empregados, conseguindo acompanhar de forma efetiva a saúde de sua equipe.

Clique aqui e conheça os serviços ofertados

A iniciativa do programa Trabalho Seguro é do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso e oferece às empresas estratégias eficientes, utilizando tecnologias e sistemas adequados de proteção dos trabalhadores e de ambientes, além da realização de testes e o monitoramento da saúde. Ao todo são três níveis de ofertas para atendimento aos protocolos de segurança.

Na etapa inicial, o CoronaDados é ferramenta digital disponível para cadastro e rastreamento do status de saúde de todos os colaboradores da empresa. Com um assistente virtual e sistema de pontuação de sintomas, os gestores receberão diariamente atualizações sobre a condição de seus liderados. Por meio de um painel de indicadores ele poderá acompanhar a saúde da empresa e entender quais as medidas a serem tomadas.

Também estão disponíveis guias, manuais, protocolos e materiais informativos gratuitos que apoiam no direcionamento de ações para prevenção e saúde dos trabalhadores, além de vídeos informativos.

“Oferecemos ações integradas de Saúde, Segurança e Promoção da Saúde, como checklist para averiguar se todos os espaços das empresas atendem as regras de cuidados de prevenção e orientações de adaptação para ambientes de Trabalho Seguro”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Sesi MT, Valdir Souza Junior, destacando que entre as atividades ofertadas estão aferição de temperatura e pressão arterial e orientações de saúde e higienização.

A equipe do Sesi também está apta a aplicar o diagnóstico de saúde e segurança do trabalhador na empresa através de uma ferramenta que consiste em realizar a avaliação 360º, ou seja, tanto dos líderes quanto dos liderados. A avaliação é realizada individualmente e por amostragem, com auxílio de recursos tecnológicos. “Será gerado um relatório constando índices de estilo de vida, produtividade e saúde e segurança no trabalho que proporcionará a obtenção de indicadores para tomada de decisão”, destaca

Assessoria técnica especializada

Em níveis mais avançados, as organizações podem aderir às consultorias e assessorias técnicas de segurança para a prevenção da Covid-19 no ambiente de trabalho. Na fase 2, RadarCovid – Foco total na detecção, as ações são direcionadas diretamente após os primeiros diagnósticos e garante o funcionamento da empresa com segurança.

Os serviços incluem visitas técnicas de profissionais especializados do Sesi na planta da empresa. “Será feita análise documental dos procedimentos adotados para o funcionamento com segurança; da existência de plano de contingência e se este atende as normas e recomendações dos órgãos competentes, além de avaliação das medidas de engenharia e administrativas implantadas”, assinala o gerente.

Outro serviço importante que será ofertado é a realização de teste rápido (Pesquisa de Anticorpos IgG IgM por metodologia Imunocromatográfica) para as empresas, visando identificar o perfil epidemiológico dos trabalhadores e orientar as medidas de prevenção a serem adotadas.

Gestão de saúde

Foto: CEBIC/Reprodução

O terceiro e último nível de oferta de serviços, o CombateCovid – Gerir para proteger, é um programa completo de inteligência para a gestão de saúde e manejo clínico dos trabalhadores com sintomas gripais ou em afastamento pela Covid-19.

Estão disponíveis gestão de atestados, orientações de saúde sobre aspectos legais da doença e manejo clínico completo por meio de testagem e telemedicina. Consta ainda a elaboração de plano para atuação adequada com acompanhamento mensal e certificação pelo selo Trabalho Seguro.

Para a superintendente regional do Sesi Mato Grosso, Lélia Brun, o pacote de serviços ajuda a indústria a traçar um plano de ação para reduzir a propagação da doença. “Estamos agindo no combate à Covid-19 junto às empresas, visando à saúde do trabalhador e preservando a continuidade das operações de forma segura no ambiente de trabalho. Neste momento, é fundamental que a indústria continue funcionando e o autodiagnostico contribui para o prosseguimento das operações”.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira, reforça que monitorar as empresas, identificar casos e proteger as pessoas são estratégias da indústria para combater a epidemia. “Manter um ambiente de trabalho protegido é fundamental para reduzir custos e garantir a continuidade das atividades e a saúde e bem-estar de todos”.

Clique aqui e conheça os serviços ofertados

Assita o vídeo do presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, explicando como a empresa pode contar com o apoio do Sesi para vencer esse momento delicado.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555