Alimentação saudável nas empresas oferece diversos benefícios aos colaboradores - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Alimentação saudável nas empresas oferece diversos benefícios aos colaboradores

24/06/2020 - 15h02

As organizações estão cada vez mais preocupadas em oferecer uma alimentação de qualidade para seus funcionários, uma vez que isso contribui tanto para a saúde quanto para o bem-estar de todos. Empresas de pequeno e médio portes, muitas vezes, optam por manterem o serviço de restaurante com administração própria. Neste contexto, é importante que sigam regras sanitárias e que tenham uma equipe de cozinha treinada e apta para atender às necessidades nutricionais dos colaboradores.

A nutricionista do Sesi MT, Roberta Sanches, aponta que de fato a alimentação saudável e equilibrada é tendência cada vez maior nas corporações e pode fazer toda a diferença para o dia a dia do trabalhador.

“A intenção é permitir o acesso a alimentos nutritivos, de maneira equilibrada; ajudar a prevenir doenças, com o fortalecimento do sistema imunológico, reduzir o cansaço e a fadiga, aumentar a disposição, a produtividade no trabalho e a satisfação do trabalhador com a empresa, tendo em vista a preocupação dela com a saúde e o bem-estar do funcionário”, argumenta.

De acordo com ela, a alimentação saudável é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e outras. Com isso, o colaborador tem menos faltas e afastamentos por problemas de saúde relacionados.

Outro fator relevante é a melhoria da capacidade cognitiva. Quanto melhor em qualidade e mais variada for a alimentação, mais substâncias benéficas ao desenvolvimento intelectual ele terá. “Dessa forma, um funcionário bem alimentado tem uma maior capacidade de captar conhecimentos e aplicá-los em suas funções”.

Roberta alerta ainda que para haver uma mudança nos hábitos alimentares, o melhor é inserir alimentos nutritivos e saborosos no cardápio diário. Por isso, é importante oferecer refeições variadas para mostrar que é possível seguir esse estilo de alimentação. Além disso, em tempos de pandemia, manter uma dieta equilibrada também é um reforço ao sistema imunológico.

Promover orientações e palestras para ensinar os funcionários como devem se alimentar de maneira correta também é um recurso valioso que podem ser utilizado nas corporações.

Assessoria especializada

Em Cuiabá e Várzea Grande, empresas de qualquer segmento podem contar com o serviço de assessoria e consultoria em nutrição do Sesi Mato Grosso. Entre os serviços oferecidos pela instituição estão atividades de planejamento, implantação e avaliação de programas e serviços na área e soluções para determinadas situações na cozinha.

“O programa tem duração mínima de quatro horas, podendo se estender por meses, dependendo das necessidades do cliente, e é voltado para empresas com cozinhas próprias que, além de buscarem se adequar às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visem evitar desperdícios e melhorar a qualidade do cardápio oferecido aos trabalhadores”, assegura o gerente da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalho Cuiabá (SST) do Sesi MT, Marcelo Lew.

Segundo ele, a consultoria realiza o diagnóstico da situação atual, elaboração de cardápio, sugestões para melhorias estruturais, dimensionamento de equipamentos e utensílios, elaboração de fichas técnicas e de impressos e materiais, como check-list, planilha de controle de temperatura e Procedimento Operacional Padrão (Pop´s), além de controle de recurso (estoque de gêneros alimentícios).

“Com base nas necessidades do cliente, propõem-se o produto mais adequado dentro da consultoria. Também oferecemos orientações sobe educação nutricional aos trabalhadores da empresa”, finaliza.

Para mais informações acesse Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555