Fiemt reúne parceiros para atualizar Matriz Insumo-Produto (MIP) de Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt reúne parceiros para atualizar Matriz Insumo-Produto (MIP) de Mato Grosso

21/01/2020 - 17h53

Mensurar com precisão o sistema econômico de forma integrada e como se dão as relações intersetoriais dentro do estado de Mato Grosso foram pautas de reunião entre representantes de setores públicos e privado, realizada nesta terça-feira (21/01).

A iniciativa foi criada para atualizar os dados da Matriz Insumo-Produto (MIP) do estado de Mato Grosso e conta com a parceria das federações da Indústria (Fiemt), Comércio (Fecomércio), Agricultura e Pecuária (Famato) além das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Fazenda (Sefaz).

De acordo com o presidente em exercício da Fiemt, Ailton Ferreira da Silva, a união de esforços vai proporcionar clareza no planejamento e destinação de investimentos em Mato Grosso.

“Os dados que nós possuímos estão defasados, e precisam de atualização. Está matriz é a ferramenta mais adequada para mensurar a agregação de valor, investimentos e a interdependência dos setores mato-grossenses”, pontua.

A Matriz Insumo-Produto é considerada uma das principais ferramentas de análise para dar apoio à tomada de decisões para formulação de políticas públicas do estado. Em relação ao setor industrial, os dados estaduais com a atualização mais completa ainda têm como referência informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007.

“Este é um importante trabalho de parceria interinstitucional que vai trazer resultados positivos para todos os setores econômicos do estado”, destaca o superintendente da Fiemt, Mauro Santos.

As informações econômicas do estado serão disponibilizadas pela Sefaz. O Observatório da Indústria da Fiemt, o Instituto de Economia Agropecuária (Imea) da Famato e demais membros do grupo vão definir a inclusão de setores prioritários para o levantamento dos dados.

A reunião para criação do grupo de trabalho foi realizada na Sala da Indústria da Fiemt e contou com a participação do diretor da Fiemt e secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Celso Banazeski , o secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Sedec Walter Valverde, superintendente do Imea, Daniel Latorraca e o coordenador do Observatório da Indústria da Fiemt, Pedro Máximo.

MIP - A matriz insumo-produto é o instrumento da contabilidade social que permite conhecer os fluxos de bens e serviços produzidos em cada setor da economia. Concebida nos anos 40, pelo economista russo Wassily Leontief, a matriz é elaborada por um número cada vez maior de países.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555