Multiação realiza 7.510 mil atendimentos em Várzea Grande - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Multiação realiza 7.510 mil atendimentos em Várzea Grande

05/10/2019 - 16h26

A 7º edição do Multiação em 2019, realizada neste sábado (05/10) no Bairro Vila Athur, em Várzea Grande, alcançou a marca de 7.510 atendimentos. Com foco na prevenção do câncer, o evento buscou conscientizar a população sobre a importância dos exames e o diagnóstico precoce da doença.

A aposentada Lindalva Cintra, 72 anos, sabe que prevenir é melhor que remedir. Por isso, aproveitou as ações do evento, como parte da campanha Outubro Rosa, e foi em busca de exame de mamografia. "Já faz mais de quatro anos que fiz, então, está na hora de realizar novamente”, afirma, destacando que o Multiação é muito importante para o bairro e para os moderadores vizinhos. “A região é carente de serviços de saúde e social. Vai ajudar muita gente".

A massoterapeuta Maria Aparecida de Oliveira, 49 anos, também procurou o evento com intenção de conseguir exames preventivos. Após ter vivido o drama de suspeita de câncer de mama, ela está sempre atenta, porém, há um ano aguarda por atendimento oncológico. "É imprescindível que as mulheres realizem os exames para confirmar ou descartar a hipótese da doença. Então, estou muito contente por conseguir o atendimento na Oncomed", declarou.

Durante todo o dia, mais de 30 médicos e 10 dentistas, entre outros profissionais das áreas de ginecologia, odontologia, ortopedia e clínico geral, se revezaram para atender toda a demanda nas especialidades médicas. Entre os exames ofertados durante a edição do evento, estavam mamografias, para rastreio de câncer de mama em mulheres acima de 40 anos, e Papanicolau - prevenção de câncer de colo de útero, destinado a todas com vida sexual ativa.

Além disso, foram disponibilizados exames de ultrassom de abdômen total e superior, ultrassom de tireoide, trato urinário e das articulações; aferição de diabetes (teste de glicemia capilar), agendamento de exames gratuitos (colesterol, hemograma completo, ureia, urina), orientação de preparo e exames de PSA - para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, consultas cardiológicas e ortopédicas, triagem e coleta de sangue, e avaliação de lesões na boca (mucosa, gengiva e lábio), entre outros.

Atendimento para todos

Desempregada, Lúcia da Cunha, de 39 anos, aproveitou o Multiação para conseguir atendimento para toda a família. A dona de casa, chegou às 5h da manhã no local e conseguiu senhas para ela, com médico ortopedista, com dentista para a filha adolescente, e consulta com pediatra para a filha caçula.

"Para conseguir muitos desses serviços oferecidos aqui, nas redes públicas a gente precisa aguardar por meses, ás vezes, anos. E esta é uma oportunidade para a as pessoas cuidarem da família em um só lugar. Facilita para a comunidade", declarou.

A qualidade de vida de qualquer pessoa, principalmente dos idosos, perpassa a saúde visual. Pesando nisso, o morador de Poconé André Coutinho de Arruda, 65 anos, aproveitou que estava em Várzea Grande para visitar a filha e foi em busca uma consulta oftalmológica. “Os óculos que estou usando já têm mais de um ano. Resolvi tentar uma senha para consultar com o oftalmologista para ele avaliar se o grau está adequado ou se preciso trocar".

Parceria

O presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sérgio Antunes, destacou a importância do Multiação para a população mais carente e do amplo leque de serviços oferecidos - graças à parceria com empresas e profissionais dedicados.

“Doar não faz bem apenas a quem recebe. Faz bem também para quem toma a iniciativa e dedica seu tempo, dinheiro, sangue e até mesmo trabalho para ajudar outras pessoas. E é pensando nisso, que preparamos cada edição do evento com muito carinho”, apontou.

Antunes agradeceu aos parceiros que se dispõem a doar seu tempo e seu trabalho para uma ação social que abrange um grande número de pessoas. “Quando olhamos para a quantidade de atendimentos realizados em cada edição, sendo cinco, oito, dez mil pessoas, é que percebemos o quanto essa ação é relevante. Nosso propósito é colaborar, principalmente, com a saúde da população que mais precisa”, finalizou.

A iniciativa

O Mutiação é resultado da parceria entre o Sistema Fiemt, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT), o Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai MT), o IEL-MT e a TV Centro América (TVCA) que uniram forças com 38 empresas da iniciativa privada para realizar o maior projeto social do estado.

A ação tem como objetivo de disponibilizar gratuitamente à população diversos serviços de saúde, educação, empreendedorismo, cidadania, orientação jurídica e cultura. Após, seis anos de atividade, comemorados no último dia 21 de setembro, no Bairro CPA IV, em Cuiabá, o Multiação registrou mais de 460 mil atendimentos, em 56 bairros, em Cuiabá e Várzea Grande.

Confira a lista completa de parceiros e os serviços oferecidos nesta edição:

  1. Associação de Oftalmologia – 150 consultas oftalmológicas
  2. Café Brasileiro - Degustação gratuita de café
  3. Caixa Econômica Federal - Orientações gerais ao cidadão, FGTS, Habitação, PIS, Cartão de Crédito
  4. Centro de Patologia e Citologia Paulo César Figueiredo – Coleta de 50 exames preventivos papanicolau
  5. Clinica Genus – 80 consultas ortopédicas
  6. Clínica Oncomed – 60 consultas oncológicas e mamografia para mulheres com mais de 40 anos
  7. Clínica Veterinária Cuiabá – Consultas de cães e gatos
  8. Defensoria Pública – Orientações jurídicas e encaminhamentos diversos
  9. Energisa - Orientações sobre uso racional de energia; cadastramento na tarifa social baixa renda; emissão de 2ª via e renegociação
  10. Espaço Lazer – espaço infantil com brinquedos, pipoca e algodão doce
  11. Espaço Parceiros – Espaço de atendimento exclusivo aos Parceiros do Multiação
  12. Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa – Jogos tênis de mesa
  13. Hospital Amecor – 40 consultas cardiológicas
  14. Hospital Santa Helena – Cirurgias Ortopédicas encaminhadas pela Clínica Genus
  15. Hemocentro –Triagem e coleta de sangue
  16. Instituto Euvaldo Lodi - Ofertas de vagas de estágio e emprego; realização de cadastros de estudantes; encaminhamento de estudantes para entrevistas nas vagas ofertadas; elaboração de currículos e pesquisa de satisfação do evento. Precisam de documentos para encaminhamentos e currículos
  17. Imagens Medicina Diagnóstica - Ultrassom de abdômen total e superior, ultrassom de tireoide, ultrassom trato urinário, ultrassom das articulações
  18. INSS - Simular tempo de contribuição, consultar perícia médica, solicitar extrato de empréstimo consignado, contribuições previdenciárias e de pagamento de benefícios
  19. Instituto Embeleze - Corte de cabelo e esmaltação das unhas
  20. Instituto Ação Verde – Distribuição de mudas nativas
  21. Laboratório Carlos Chagas - Aferição de diabetes (teste de glicemia capilar), agendamento de exames gratuitos (colesterol, hemograma completo, ureia, urina EAS, glicose – somente com pedido médico), orientação de preparo para exames e 50 exames de PSA
  22. MTU - 1° via de cartão integração (comum); 1° via de cartão melhor idade (a partir de 60 anos); 2° via dos cartões integração, melhor idade, Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), escolar 100% e 50%; recargas de cartões; dúvidas e esclarecimentos em geral; panfletagem e distribuição de jornal (fala transporte); suporte à utilização do nosso site e aplicativos
  23. Refrigerantes Marajá – Ponto de entrega de refrigerantes
  24. Pró Ótica - Ajuste de óculos de sol e de grau, troca de plaqueta, limpeza de óculos de sol e de grau
  25. Projeto Via Láctea - Cadastro de ponto para doação de leite materno, incentivo ao parto normal e humanizado e fraldário
  26. Puríssima – Distribuição de água
  27. Rotary – Descarte certo de medicamentos domiciliares
  28. Sebrae - Atendimento itinerante e orientação empresarial, além de oficina de brinquedo com material reciclável
  29. Senai Cuiabá – Oficina de laços de cabelo, oficina de bolo decorado e ofertas de cursos
  30. Sesi – Oficina de tapete de retalho, pintura de pele e atividades infantis
  31. Sine - Seguro desemprego e orientação ao trabalhador
  32. Titânia Telecom – Fornecimento de internet e cinema para as crianças
  33. Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região – Ouvidoria e da Central de Atendimento ao Jurisdicionado (CAJ), além de apresentar ações de cidadania (futuro em jogo, cartilhas, folders, informações)
  34. Unic Medicina – Consultas com endocrinologista - 20 atendimentos no período matutino
  35. Unic Medicina – Consultas com clínico Geral – 20 atendimentos no período vespertino
  36. Unic - Orientação jurídica
  37. Unic - Odontologia - Avaliação de lesões na boca (mucosa, gengiva e lábio)
  38. Unic – Fisioterapia Orientação postural e encaminhamento para fisioterapia
  39. Unimed – Consultas com clínico geral (100 atendimentos), nutricionista (30 atendimentos) e pediatra (50 atendimentos)
  40. Uniodonto – Atendimentos odontológicos
  41. Univag Medicina - Consultas pediátricas - 40 atendimentos, sendo 20 por período
  42. Univag Medicina – Consultas com clínica médica - 40 atendimentos, sendo 20 por período
  43. Univag Medicina – Consultas com ginecologista – 40 atendimentos, sendo 20 por período
  44. Univag Fono (20 atendimentos) e Nutrição (demanda aberta)
  45. Univag Radiologia - Radiografia
  46. Univag Odontologia - Prevenção e diagnóstico do Câncer
  47. Univag Biomedicina e Farmácia -Tipagem sanguínea e glicemia
  48. Univag Estética – Massagem (demanda aberta) e sobrancelha – 150 atendimentos e Fisioterapia

Confira a galeria de fotos Aqui.

Confira a lista completa de parceiros e os serviços oferecidos nesta edição:

1. Associação de Oftalmologia – 150 consultas oftalmológicas

2. Café Brasileiro - Degustação gratuita de café

3. Caixa Econômica Federal - Orientações gerais ao cidadão, FGTS, Habitação, PIS, Cartão de Crédito

4. Centro de Patologia e Citologia Paulo César Figueiredo – Coleta de 50 exames preventivos papanicolau

5. Clinica Genus – 80 consultas ortopédicas

6. Clínica Oncomed – 60 consultas oncológicas e mamografia para mulheres com mais de 40 anos

7. Clínica Veterinária Cuiabá – Consultas de cães e gatos

8. Defensoria Pública – Orientações jurídicas e encaminhamentos diversos

9. Energisa - Orientações sobre uso racional de energia; cadastramento na tarifa social baixa renda; emissão de 2ª via e renegociação

10. Espaço Lazer – espaço infantil com brinquedos, pipoca e algodão doce

11. Espaço Parceiros – Espaço de atendimento exclusivo aos Parceiros do Multiação

12. Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa – Jogos tênis de mesa

13. Hospital Amecor – 40 consultas cardiológicas

14. Hospital Santa Helena – Cirurgias Ortopédicas encaminhadas pela Clínica Genus.

15. Hemocentro –Triagem e coleta de sangue

16. Instituto Euvaldo Lodi - Ofertas de vagas de estágio e emprego; realização de cadastros de estudantes; encaminhamento de estudantes para entrevistas nas vagas ofertadas; elaboração de currículos e pesquisa de satisfação do evento. Precisam de documentos para encaminhamentos e currículos

17. Imagens Medicina Diagnóstica - Ultrassom de abdômen total e superior, ultrassom de tireoide, ultrassom trato urinário, ultrassom das articulações

18. INSS - Simular tempo de contribuição, consultar perícia médica, solicitar extrato de empréstimo consignado, contribuições previdenciárias e de pagamento de benefícios

19. Instituto Embeleze - Corte de cabelo e esmaltação das unhas

20. Instituto Ação Verde – Distribuição de mudas nativas

21. Laboratório Carlos Chagas - Aferição de diabetes (teste de glicemia capilar), agendamento de exames gratuitos (colesterol, hemograma completo, ureia, urina EAS, glicose – somente com pedido médico), orientação de preparo para exames e 50 exames de PSA

22. MTU - 1° via de cartão integração (comum); 1° via de cartão melhor idade (a partir de 60 anos); 2° via dos cartões integração, melhor idade, Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), escolar 100% e 50%; recargas de cartões; dúvidas e esclarecimentos em geral; panfletagem e distribuição de jornal (fala transporte); suporte à utilização do nosso site e aplicativos

23. Refrigerantes Marajá – Ponto de entrega de refrigerantes

24. Pró Ótica - Ajuste de óculos de sol e de grau, troca de plaqueta, limpeza de óculos de sol e de grau

25. Projeto Via Láctea - Cadastro de ponto para doação de leite materno, incentivo ao parto normal e humanizado e fraldário

26. Puríssima – Distribuição de água

27. Rotary – Descarte certo de medicamentos domiciliares

28. Sebrae - Atendimento itinerante e orientação empresarial, além de oficina de brinquedo com material reciclável

29. Senai Cuiabá – Oficina de laços de cabelo, oficina de bolo decorado e ofertas de cursos

30. Sesi – Oficina de tapete de retalho, pintura de pele e atividades infantis

31. Sine - Seguro desemprego e orientação ao trabalhador

32. Titânia Telecom – Fornecimento de internet e cinema para as crianças

33. Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região Ouvidoria e da Central de Atendimento ao Jurisdicionado (CAJ), além de apresentar ações de cidadania (futuro em jogo, cartilhas, folders, informações)

34. Unic Medicina – Consultas com endocrinologista - 20 atendimentos no período matutino

35. Unic Medicina – Consultas com clínico Geral – 20 atendimentos no período vespertino.

36. Unic - Orientação jurídica

37. Unic - Odontologia - Avaliação de lesões na boca (mucosa, gengiva e lábio)

38. Unic – Fisioterapia Orientação postural e encaminhamento para fisioterapia

39. Unimed – Consultas com clínico geral (100 atendimentos), nutricionista (30 atendimentos) e pediatra (50 atendimentos)

40. Uniodonto – Atendimentos odontológicos

41. Univag Medicina - Consultas pediátricas - 40 atendimentos, sendo 20 por período

42. Univag Medicina – Consultas com clínica médica - 40 atendimentos, sendo 20 por período

43. Univag Medicina – Consultas com ginecologista – 40 atendimentos, sendo 20 por período

44. Univag Fono (20 atendimentos) e Nutrição (demanda aberta)

45. Univag Radiologia (Radiografia)

46. Univag Odontologia - Prevenção e diagnóstico do Câncer

47. Univag Biomedicina e Farmácia -Tipagem sanguínea e glicemia

48. Univag Estética – Massagem (demanda aberta) e sobrancelha – 150 atendimentos e Fisioterapia

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555