Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

Mandato: (2018 à 2022)

Gestão

No mundo contemporâneo, a promoção do desenvolvimento sustentável é o grande objetivo das sociedades. Em um passado recente, a evolução do PIB era o grande termômetro da performance do desenvolvimento de qualquer região do planeta, mas esse conceito já está obsoleto. Discutir o desenvolvimento econômico sem considerar o meio ambiente e a qualidade de vida da população não leva ao completo aproveitamento do potencial de nenhum estado ou país.

Nesse contexto, o foco na exploração de produtos primários como grande fator de desenvolvimento econômico precisa ser superado. As nações mais prósperas do mundo compreendem que sua população ganha qualidade de vida quando a riqueza produzida é distribuída por toda a sociedade, em arranjos produtivos eficientes e competitivos. E em todo o mundo, a indústria é o grande motor desse arranjo social eficiente. Afinal, aonde quer que a indústria chegue, ela leva consigo a geração de empregos, a qualificação profissional, a distribuição de renda, o estímulo ao comércio e serviços locais, o aumento da arrecadação e o fomento à melhoria dos serviços públicos – com baixo impacto ambiental, desde que utilizadas as técnicas adequadas a cada atividade.

Tudo isso melhora a qualidade de vida das pessoas – e só podemos afirmar que uma sociedade alcançou um estágio mais avançado de desenvolvimento quando as pessoas estão contempladas em suas necessidades.

Em Mato Grosso, o Sistema Indústria atua de forma incansável, por meio da Fiemt, do Sesi, do Senai, e do IEL, promovendo a união do setor e desenvolvendo, em todo o estado, ações em áreas como educação, inovação, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, qualificação profissional e pesquisas, sempre com foco no aumento da competitividade da nossa indústria.

Essa atuação tem como base fundamental os 38 sindicatos empresariais filiados à Fiemt, que representam os setores da indústria em todas as regiões de Mato Grosso e são os responsáveis por trazer as demandas das empresas ao centro das nossas discussões. Neste estado tão extenso, nossas unidades fixas e móveis garantem a resposta às demandas de maneira eficiente e eficaz, acelerando o processo de desenvolvimento de nossas indústrias.

Nossos desafios são grandes. Mas temos uma diretoria muito engajada e um time de gigantes para enfrentá-los! Com estratégia, planejamento, organização e muito envolvimento, nossa indústria vai crescer e contribuir para que Mato Grosso seja não apenas um dos estados mais ricos do país – mas também o melhor estado para se viver.

Onde tem indústria, tem desenvolvimento.

Biografia

Nasceu em 1974, na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Gestão Empresarial e em Fusões e Aquisições de Empresas, além de ter especialização
em Geotecnia. É sócio-proprietário da empresa de mineração Britaguia, associada ao Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal).
 
Atua há mais de 20 anos como empresário nos setores de mineração e de transportes, com vasta experiência em Gerência Industrial, Geral e Diretoria de Operações. Foi secretário de Estado do Governo de Mato Grosso por três anos (2015 a 2017) nas pastas de Gabinete de Assuntos Estratégicos, de Planejamento e de Fazenda.
 
No Sistema S, foi diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), conselheiro do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e, desde 2014, é conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), na função de representante das atividades industriais. É membro da Diretoria da Fiemt desde 2006, já foi presidente do Conselho Tributário e vice-presidente da instituição. Agora, além de presidente do Sistema Fiemt, preside o Conselho de Desenvolvimento Industrial Regional (CODIR) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CTE), além de ser diretor da CNI desde 2018.
Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555