Senai MT vai auxiliar na manutenção de respiradores para tratar pacientes com covid-19 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Senai MT vai auxiliar na manutenção de respiradores para tratar pacientes com covid-19

31/03/2020 - 13h37

As unidades do Senai de Várzea Grande e Rondonópolis integram a rede nacional de manutenção de respiradores mecânicos, equipamentos essenciais para o tratamento de doentes graves da covid-19. Mato Grosso é o único estado da federação que contará com dois pontos da instituição para reparar os aparelhos de hospitais públicos e particulares.

As unidades do Senai MT têm expertise e laboratório estruturado nas áreas de eletroeletrônica e mecânica. Além de dispor de impressora 3D que poderá ser utilizada para fabricar peças e componentes específicos para reposição, caso necessário.

De acordo com a Associação Catarinense de Medicina e a Lifeshub Analytics, mais de 3,6 mil respiradores não estão mais em operação porque precisam passar por manutenção ou porque já foram descartados. Cada um deles poderia atender até dez pessoas.

“São várias iniciativas que o Senai está inserido, e este é o momento de unir forças e buscar alternativas para reduzir as consequências e o avanço da covid-19 sobre à população. Nossas unidades do Senai entram nessa corrente de solidariedade para ajudar a salvar vidas”, pontua a diretora regional do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun

Técnicos do Senai MT receberam treinamento virtual de uma equipe do Senai Cimatec, da Federação das Indústrias da Bahia, e tiveram acesso ao banco de dados com todos os modelos disponíveis de respiradores. A recepção dos equipamentos seguirão protocolos rígidos de saúde e segurança.

“Nossos instrutores estão conectados em rede com outras unidades do país e, juntos, temos competência técnica para identificar e resolver os problemas que impeçam o funcionamento desses aparelhos. Esse trabalho começou na segunda-feira (30/03) e já estamos atendendo solicitações de unidades de saúde do estado”, finaliza a diretora regional do Senai MT.

Rede de parceiros - A iniciativa é liderada pelo Senai Departamento Nacional (DN) em conjunto com as empresas ArcerlorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Jaguar Land Rover, Renault, Scania, Toyota e Vale.

Contatos - Em Mato Grosso, unidades de saúde que possuem respiradores para consertar precisam entrar em contato com os seguintes pontos de manutenção:

Senai Várzea Grande: Av. Dom Orlando Chaves, 1.536, Cristo Rei, Várzea - Grande/MT. O contato é com Rinaldo dos Santos, por meio do endereço eletrônico supervisao.vg@senaimt.ind.br ou pelo telefone (65) 3688-1230).

Senai Rondonópolis: Rua Ademir de Jesus Ribeiro, 3147 - Parque Residencial Universitário - Rondonópolis/MT. O contato é com Diego Henrique de Andrade, por meio do endereço eletrônico diego.andrade@senaimt.edu.br ou pelo telefone (66) 2101-5002.

Confira a lista e os contatos das unidades de manutenção em todo o país. Clique aqui.

Texto: Eduardo Cardoso
Foto: Stephane Mahe/ Reuters

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555